31/10/2006

ALTER DO CHÃO RECEBE RECONHECIMENTO...

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Antonio de Sousa, foi selecionada entre as dez escolas brasileiras para receber o certificado “Mediador de Leitura” do projeto Expedição Vaga-lume. A expedição Vaga-lume que escolheu Alter do Chão para iniciar seu projeto, com trezentos livros abriu a primeira biblioteca comunitária da Vila, hoje contam com mais de 2.500 livros.

NOTÍCIA... FUNDAÇÃO ABRINQ REALIZA SEMINÁRIO...

A Fundação Abrinq, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e a Agência de Notícias do Direito da Infância (ANDI), promove, de 6 a 8 de novembro, o Seminário América Latina e Caribe: A Primeira Infância vem Primeiro, no Sesc Pinheiros, em São Paulo. O objetivo é aprofundar as discussões sobre a primeira infância desenvolvidas no âmbito do Prêmio Criança, que, desde 1989, reconhece iniciativas inovadoras em prol da infância em todo o Brasil. As inscrições podem ser feitas no site www.fundabrinq.org.br/primeirainfancia.
FONTE: Folha de S. Paulo, 31/10/2006

EDUCOMUNICAÇÃO É...

"O Rádio pela Educação, é uma maneira de Evangelizar e de promover a pessoa humana..."
DOM SEVERINO BATISTA DE FRANÇA
Bispo Auxiliar da Diocese de Santarém/PA

PASSEI & COMENTEI... NO BLOG...

Parabens a todos da equipe do Projeto Rádio pela Educação. Vocês estão desenvolvendo um lindo trabalho.
Ida Pietricovsky Oliveira
Oficial de Comunicação do UNICEF

30/10/2006

VEM ÁI...CAMPEONATO DE KARATÊ INTERESTILOS...

Acontece no próximo Sábado (04/11) em Monte Alegre no Oeste do Pará mais um Campeonato de Karatê Interestilos, onde contará também com a participação de diversos Santarenos das Academias okinawa, torakein e a shoryunkein... A turma de Santarém/PA irá partir para Monte Alegre na sexta-feira a noite, segundo o que nos informou o Faixa Marron Sean Santos (Academia Okinawa)... A toda a galera Mocoronga que irá competir desejamos Boa Sorte e que tragam o Troféu para a Peróla do Tapajós...

29/10/2006

ELEIÇÕES 2006... NOTÍCIAS...

Neste domingo milhares de Brasileiros demonstraram seu gesto de cidadania, foram as urnas falar através do Voto que futuro querem para todos e todas... O Resultado das eleições ficou LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA reeleito Presidente do Brasil, e ANA JÚLIA CAREPA a Governadora do Estado do Pará, ambos são do Partido dos Trabalhadores (PT).

II ENCONTRO DO RÁDIO PELA EDUCAÇÃO ENCERRA COM SUCESSO E RESULTADOS...

Apefercioamento de talentos e descobertas. Assim se resumiu o segundo encontro do Rádio Pela Educação, cerca de 130 crianças e adolescentes das escolas municipais de Santarém e de Belterra participaram do evento que durante três dias e meio eles e elas desenvolveram o tema “A escola que queremos com a diversidade que temos” em dez oficinas de arte e de educomunicação... Teatro, artes plásticas, artesanato em jornal, cerâmica, dança, libras, educação ambiental, vídeo, internet e rádio. As oficinas foram ministradas por parceiros do projeto, como: PROJETO SAÚDE E ALEGRIA, ACADEMIA PLENA FORMA, PROJETO RÁDIO NA ESCOLA, PURAQUÉ DIGITAL, ARTE NA ESCOLA DA GENTE - SEMED Stm.

O II Encontro do Projeto Rádio Pela educação encerrou no sábado ao meio dia com a socialização das oficinas e a apresentação da carta dos adolescentes da Amazônia, nela as crianças e adolescentes afirmaram que queriam unir forças diante dos governos de Santarém e Belterra para fazer valer o direito à educação de cada criança e adolescente.
Oficina de Rádio do II Encontro
(Coord. pelo Projeto Rádio na Escola)
Oficina de Dança do II Encontro
(Coord. pela Academia Plena Forma)
Equipe de Secretaria do II Encontro
(Socorro Carvalho e Isabel Cristina)
Banda Henri Ford da Cidade de Belterra no Encerramento do II Encontro
Equipe de Coordenação e Monitores reunidos duranto o II Encontro

Passei e Comentei.. no Blog!!!

Mais uma vez, seguem nossos parabens a todos os que fazem o Projeto Rádio pela Educação. Ficamos muito felizes ao compartilhar com vocês mais este momento de crescimento.
Um grande abraço,
Jacques Schwarzstein
Coordenador do Unicef - Amazônia

26/10/2006

CHEGOU A HORA... II ENCONTRO DO RÁDIO PELA EDUCAÇÃO...


Hoje iniciou o II Encontro do Projeto Rádio pela Educação, com o tema: A Escola que Queremos com a Diversidade que Temos, o evento iniciou as 10h30 no ginásio do Iles/ULBRA com a abertura oficial que contou com a presença de diversas autoridades como: Fundação da Criança e do Adolescente do Pará, 3° BPM, Juizado da Infância e Juventude, Coordenador da Pastoral do Menor do Regional Norte II, Direção da Rádio Rural e outros parceiros... Vale resaltar que o Encontro conta com a participação de cerca de 150 Crianças e Adolescentes das Cidades de Santárém e Belterra no Oeste do Pará, que estarão divididos em 10 Oficinas de Educação e Comunicação...

25/10/2006

FALTA 01 DIA

Falta 01 Dia para o II Encontro do Rádio pela Educação... A Equipe do Projeto está correndo para que o evento aconteça conforme planejado, com muito sucesso e uma boa receptividade aos protagonistas, as nossas Crianças e Adolescentes...

24/10/2006

FALTAM 02 DIAS


O II Encontro do Rádio pela Educação está chegando, e aconteceu hoje as 16h00 na sala de reuniões da Rádio Rural um Encontro entre os Assessores das Oficinas, Monitores e Equipe Técnica para os últimos acertos do evento...

23/10/2006

CAFÉ DA MANHÃ MARCA LANÇAMENTO DO BLOG...

O Projeto Rádio pela Educação lançou hoje o seu Blog Institucional, acreditando que ele possa ser mais um espaço para a discussão dos direitos das crianças e a divulgação do seu trabalho... Um Café da Manhã interno foi realizado com a presença de funcionários da Rádio Rural, Bispo Auxiliar da Diocese, Direção da Rádio e o Representante Legal do Projeto, além de outros convidados especiais...
A Equipe do Projeto junto do Bispo Auxiliar
Dom Severino de França no café da manhã realizado hoje...
Prof. Everaldo Cordeiro da SEMED de Santarém , Pe. Carlos Antonio - Representante Legal do Projeto, Luis Carlos Botelho - Equipe de Esporte da Rádio e Arnoudo Campos.
Pe. Edilberto Sena, Dom Severino - Bispo Auxiliar de Santarém
e funcionários da Rádio Rural.

FALTAM 03 DIAS...

Só faltam 03 Dias para o II Encontro do Rádio pela Educação, um grande momento de discussão sobre a Escola que as crianças e adolescentes sonham... A Equipe está preparando diversas supresas para o evento que inicia as 10h00 do dia 26 no ginásio do Iles/Ulbra em Santarém.

22/10/2006

LANÇAMENTO DO BLOG... NOVAS!!!


Na próxima Segunda-Feira (23) o projeto Rádio pela Educação estará lançando o seu BLOG INSTITUCiONAL... Um espaço onde todos poderão trocar idéias e sugerir para a Equipe do Projeto... Um Café da Manhã Interno para os funcionários da Rádio Rural será realizado na emissora para oficializar o lançamento... Segundo Rosa Rodrigues atual coordenadora do projeto são muitas as expectativas de o Blog ser bem visitado, em vista de ser um grande espaço de educomunicação...

DETALHES...II ENCONTRO...

26,27 e 28/10 no ILES/ULBRA em Santarém - Pará

PÚBLICO ALVO: 150 Adolescentes de 12 a 17 de idade, alunos de escolas das Redes Municipais de Ensino de Santarém e Belterra.
O QUE É O ENCONTRO: É um momento no qual esses adolescentes vivenciam experiências educacionais criativas e construtoras da cultura da Paz. Também é momento das próprias Crianças e Adolescentes apresentarem seus sonhos e ideais através da Cartas das Crianças e Adolescentes da Amazônia.
OBJETIVO GERAL: Promover a participação política de crianças, adolescentes e educadores nas ações sócio-educativas do governo público da região, bem como no combate à violência.

FALTAM 4 DIAS...

Faltam 04 dias para o maior evento de mídia e educação envolvendo crianças e adolescentes da Amazônia... O evento conta com a parceria das Secretarias de Educação de Santarém e Belterra (PARÁ) e tem como ponto alto a valorização dos direitos da criança e do adolescente... FALTAM 04 DIAS!!!

21/10/2006

FALTAM 5 DIAS...

Estamos em contagem regressiva para a realização do II Encontro, e um dos principais momentos do evento é a Elaboração da CARTA DAS CRIANÇAS DA AMAZÔNIA, onde os proprios alunos irão falar o que pensam e o que sonham para a melhoria da Escola que Queremos... FALTAM 05 DIAS!!

20/10/2006

FALTAM 06 DIAS...

Já está chegando o II Encontro do Rádio pela Educação.. Um dos principais eventos de Mídia e Educação realizado na Amazônia com a participação direta de Crianças e Adolescentes...FALTAM 6 DIAS !!!

19/10/2006

CONTAGEM REGRESSIVA...


As Secretarias Municipais de Educação de Santarém e de Belterra já estão mobilizando os alunos que vão participar do Segundo Encontro do Projeto Rádio pela Educação que acontece nos dias 26, 27 e 28 de outubro nas dependências do Iles/Ulbra. A Semed de Belterra já está realizando as inscrições dos participantes. Em Santarém, a Secretaria marcou para os dias 23 e 24 de outubro, segunda e terça da próxima semana, o período de inscrição dos representantes das escolas. O encontro vai reunir estudantes das zonas urbanas e rurais dos dois municípios.
A abertura do evento será na quinta, 26, às 10 horas da manhã, no ginásio coberto do Iles/Ulbra. Haverá uma programação cultural prestigiada por representantes de diversas entidades que trabalham pelos direitos das crianças e dos adolescentes tanto de Santarém, quanto de Belterra.

18/10/2006

VEM AÍ...

O Projeto Rádio pela Educação está em contagem regressiva para a realização do seu segundo encontro, que acontece nos dias 26, 27 e 28 de outubro nas dependências do Iles/Ulbra. Nesses dias vão estar reunidos cerca de 150 crianças e adolescentes de escolas das Redes Municipais de Santarém e de Belterra participando de atividades que vão enfatizar o tema “A Escola que queremos com a Diversidade que temos”.

O 2º Encontro do Rádio pela Educação será realizado paralelo ao 2º Congresso Amazônico sobre Violência nas Escolas, promovido pela LIS Consultoria, e que também acontece nas dependências do Iles/Ulbra no mesmo período. Enquanto educadores e especialistas, reunidos no auditório central da instituição, vão discutir ações e dados sobre a violência na escola, simultaneamente, crianças e adolescentes, reunidos no ginásio e em salas do instituto, participam de oficinas ligadas à Arte, à Comunicação e à Educação. É num trabalho conjunto para mostrar que a educação a partir da diversidade é um caminho para reduzir o problema de violência no ambiente escolar. O 1º Encontro do Rádio pela Educação aconteceu em outubro de 2004.

Este ano o evento é possível pelo apoio das Secretarias Municipais de Educação de Santarém e de Belterra. As oficinas (Dança, Teatro, Artesanato em Jornal, Argila, Artes Plásticas, Vídeo, Rádio, Internet, Educação Ambiental, LIBRAS) vão ser ministradas por parceiros do Rádio pela Educação, como: Projeto Puraqué, Projeto Saúde e Alegria, IPAM-Instituto de Pesquisa Ambiental, Projeto Arte na Escola da Gente e Divisão de Educação Especial da Semed de Santarém.

O Rádio pela Educação é uma realização da Diocese de Santarém, através da Rádio Rural, em parceria com as Semeds de Santarém e de Belterra. O Projeto desenvolve há sete anos, nos dois municípios, ações de educomunicação, a partir do programa de rádio Para Ouvir e Aprender, que chega em escolas da região, através de radinhos à pilha, à manivela/energia solar e à energia elétrica, tanto das zonas urbanas quanto das zonas rurais.

17/10/2006

Principais Ações

  • Programa de Rádio "Para Ouvir e Aprender": vai ao ar durante a programação normal da Rádio Rural de Santarém, além dos/as alunos/as e professores/as na sala de aula, muitos pais também acompanham o programa em casa. Isso permite que eles saibam dos assuntos que seus filhos discutem em sala de aula e, assim, podem contribuir com suas experiências através de conversas em casa... Em todos os programas que vão ao ar existe uma sessão chamada de Sessão Pedagógica. Nesse espaço, os estudantes ouvem uma música ou têm acesso a um texto (previamente apresentados no guia pedagógico do professor) que pode ser uma poesia, ou uma pequena estória. Através do guia, o/a professor/a é orientado/a a escrever o texto no quadro ou em um cartaz antes do início do programa. A apresentadora, então, na Sessão Pedagógica convida os/as alunos/as a lerem o texto em conjunto e depois ajuda com alguns pontos reflexivos a partir do que foi lido. A cada mês chegam, em média, 40 cartas. Além disso, o Projeto realiza concursos de redação com temas diversos, sempre ligados às temáticas desenvolvidas nos programas. Sobre o momento de solução de problemas, este é retratado com mais eficácia na Sessão Radionovelas. Com produções externas e da própria equipe do projeto com participação de estudantes, muitos temas são apresentados no programa Para Ouvir e Aprender através das radionovelas: importância dos conselhos escolares, violência sexual contra crianças e adolescentes, educação ambiental, entre outros. Além disso, em outras sessões (como: Entrevista com Professor, Entrevista com Especialista, Reportagens Especiais) muitas dicas e orientações são dadas para solução de problemas.

  • Rede de Repórteres Educativos: é formada por um grupo de 18 crianças e adolescentes dos municípios de Belterra e Santarém. Eles recebem capacitação constante para atuarem como a voz de suas escolas e de suas comunidades. Essas crianças e adolescentes participam do programa de rádio com entrevistas, depoimentos e reportagens, falando das experiências que dão certo e dos problemas que precisam ser resolvidos.

  • Encontro do Rádio pela Educação: É um momento onde alunos das escolas municipais de Santarém e Belterra, que são beneficiados pelo projeto se reúnem e através de oficinas de Educação e Comunicação discutem sobre a “A Escola que Queremos com a Diversidade que temos” e elaboram uma carta com solicitações para as Secretarias Municipais de Educação. O I Encontro aconteceu em outubro de 2004, e o II Encontro aconteceu em outubro de 2006, e reuniu cerca de 150 participantes.


Alguns Reconhecimentos:


  • Prêmio Nacional de Educação Itaú/Unicef;

  • Prêmio Jornalista Amiga da criança para a idealizadora do projeto;

  • Comenda Municipal de Educação Professora Sofia Imbiriba;

  • Temática de trabalhos de conclusão de curso;

  • Pauta de programas jornalísticos locais, regionais e nacionais.

Objetivos

1. Contribuir com a qualidade da educação no ensino fundamental nos municípios de Santarém e Belterra, a partir de processos de educomunicação fomentados por um programa de rádio que prima pela valorização dos direitos da criança e do adolescente e sua formação integral.

2. Garantir a participação dos alunos como sujeitos ativos nos programas de rádio.


3. Promover o controle social e monitoramento do projeto.

Histórico

O Projeto Rádio pela Educação é uma realização da Diocese de Santarém, através da Rádio Rural, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação de Santarém e de Belterra. Ele foi idealizado como uma estratégia criativa de educação pelo desenvolvimento e surgiu em 1999 idealizado pela Jornalista Amiga da Criança Cynthia Camargo, com apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF.


O Rádio pela Educação desenvolve há quase anos, nas cidades de Santarém e de Belterra, região Oeste do Estado do Pará, ações de educomunicação, a partir do programa de rádio Para Ouvir e Aprender, que chega em escolas espalhadas na região, através de radinhos à pilha, à manivela/energia solar e de energia elétrica, tanto das zonas urbanas quanto das zonas rurais dos dois municípios.


A partir do programa de rádio, que aborda o incentivo à leitura e à escrita, a educação ambiental, os diretos da criança e do adolescente, entre outros temas transversais, os professores desenvolvem as atividades pedagógicas em sala de aula, considerando os conteúdos programáticos. O Projeto já atingiu cerca de 1.200 professores e professoras e mais de 30 mil crianças e adolescentes, entre 6 e 18 anos de idade.




O programa é transmitido pela Rádio Rural de Santarém, emissora da Diocese, para as escolas que têm rádios e/ou equipamentos de som propícios à atividade.


O Para Ouvir e Aprender leva e traz, nas ondas do rádio, as vozes de meninas, meninos, professores, professoras, pais, comunitários, especialistas, gestores públicos, etc. Vozes muitas vezes esquecidas nas regiões de difícil acesso, como nas regiões ribeirinhas, nas várzeas e nos planaltos, lugares onde só se chegam pelos rios Amazonas, Tapajós ou Arapiuns. Lugares para os quais se levam horas e até dias para chegar. Lugares onde só o rádio consegue quebrar a barreira da distância, do isolamento e do desconhecido.




São vozes que falam da escola, da comunidade, do bairro, da cidade, da educação, do dia-a-dia, de sonhos, de esperanças, do futuro e de cidadania. Seja através das cartas, entrevistas, debates, músicas, poesias, lendas e das radionovelas, as crianças e os adolescentes participam do mundo da comunicação como protagonistas da sua própria realidade.


Atualmente o Projeto é coordenado pela radialista Rosa Luciana Rodrigues e conta com mais três pessoas na equipe técnica: os repórteres César Sousa e Genildo Junior e a produtora Joelma Viana.

Equipe

EQUIPE TÉCNICA



COORDENAÇÃO

ROSA RODRIGUES, formada em letras pela Universidade Federal do Pará, Pós-Graduada em Língua Portuguesa, acadêmica de Jornalismo do IESPES e Assessora de Imprensa da Secretaria Municipal de Educação de Santarém.



PRODUTORA

JOELMA VIANA, formada em letras pela Universidade Federal do Pará, Redatora do Departamento de Jornalismo da Rádio Rural de Santarém, Ex-Secretária da Pastoral da Juventude da Diocese de Santarém, Secretária do Sindicato dos Radialistas de Santarém.

REPÓRTER

CESAR SOUSA, formado em letras pela Universidade Federal do Pará, Ex-Secretário da União dos Estudantes do Ensino Superior de Santarém/PA, Bolsista do Projeto Jornal da UFPA, Consultor do Guia Pedagógico Volume 7 do Projeto Rádio pela Educação.

REPÓRTER

GENILDO JUNIOR, concluinte do 3° Ano na Escola Diocesana São Francisco, Idealizador do Projeto Rádio na Escola, Membro da 8ª Turma Geração Futura – Cana Futura/RJ, Responsável pela Agência YB News de Comunicação na Amazônia/ IIDAC.








RÁDIO RURAL DE SANTARÉM
PROJETO RÁDIO PELA EDUCAÇÃO


Av. São Sebastião, 622ª – Bairro: Santa Clara
CEP. 68005-090 – Telefax: (93) 3523 1679






DIOCESE DE SANTARÉM


Bispo Diocesano: Dom Esmeraldo Barreto de Farias


RÁDIO RURAL DE SANTARÉM


Coordenador Geral: Pe. Edilberto Moura Sena