30/12/2006

FELIZ 2007...

A Equipe do Projeto Rádio pela Educação deseja a todos e todas um FELIZ 2007 !!! E esperamos contar com a sua companhia novamente para fortalecer nossos trabalhos... Ah! E no ultimo dia 29 aconteceu a confraternização dos funcionários da Rádio Rural... Veja as fotos abaixo (FOTOS: Ronnie Dantas)
Socorro Carvalho e Rosa Rodrigues com seus pimpolhos


José Maria Gama com Yasmim do Clube do Ouvinte

Daleuson Menezes em uma das Dinâmicas da Confraternização

Socorro Carvalho e Silvio Marcos no "Amigo Oculto"

Ormano Sousa, Luis Carlos, Peninha e Raik Pereira

27/12/2006

BISPO DE BELÉM PODERÁ SER BISPO DE SÃO PAULO...

Segundo o jornal Folha de São Paulo, Dom Orani Tempesta é um dos nomes mais fortes para substituir Dom Cláudio Hummes na Arquidiocese de São Paulo. A Folha teria ouvido vários religiosos e o nome de Orani aparece junto com Dom Odilo Pedro Scherer, bispo-auxiliar de São Paulo e secretário-geral da CNBB. No início de novembro, D. Cláudio foi nomeado pelo papa para ocupar o posto de prefeito da Congregação para o Clero. Mas Dom Orani disse que tudo não passa de especulação. “Ainda não tem nada definido, pois quem escolhe é o papa Bento XVI”, afirmou. Sobre a possibilidade de acatar a decisão, o arcebispo de Belém afirmou que antes da escolha, é feita uma consulta com os religiosos para saber se há a possibilidade de aceitação. “Como qualquer outro emprego, os escolhidos são consultados para aceitar ou não a decisão”. Ele não quis comentar se aceitaria apenas baseado em suposições. A escolha poderá ser feita até o final de janeiro. (FONTE e FOTO: Diário do Pará - Cidades)

ANAC INVESTIGARÁ ATRASO DE VÔOS...

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) realiza, a partir de amanhã, uma auditoria na TAM para investigar o excesso de cancelamentos de vôos e os atrasos que atormentaram a vida dos passageiros em todo o País nos dias que antecederam o feriado de Natal. Se ficar comprovado que vendeu passagem além do número de vagas nos aviões, a empresa será punida, ato que favorecerá as ações individuais de passageiros prejudicados. Os técnicos da Anac chegam hoje a São Paulo, sede de quase todas as companhias aéreas, para passar também um pente-fino nos sistemas de reservas e vendas de passagem de todas elas, a fim de evitar a repetição do caos dos últimos dias no feriado do ano-novo. (FONTE E FOTO: O Liberal - www.oliberal.com.br)

IMPOSTO DE RENDA... EMPRESAS ATÉ 29/12

As empresas têm até o dia 29 de dezembro para destinar parte do seu imposto de renda a projetos de apoio à cultura, educação, saúde ou ao Fundo da Infância e Adolescência (FIA). De acordo com a legislação de incentivos fiscais existente hoje, as doações feitas neste ano podem ser abatidas do imposto de renda do exercício de 2006, a ser declarado no ano que vem, em percentuais que variam de 1% a 6% do tributo a pagar, dependendo da lei. (FONTE: Valor Econômico – SP)

20/12/2006

PARABÉNS... 36 ANOS DE VIDA SACERDOTAL...

Queremos dar os nossos PARABÉNS ao Coordenador da Rádio Rural de Santarém - Pe. Edilberto Sena que hoje completa seus 36 anos de vida sacerdotal... Em nome de todos os funcionários e de toda a Equipe do Rádio pela Educação nós desejamos muito sucesso e que ele possa continuar a sua missão profética, anunciando e denunciando as injustiças...
FELIZ E ABENÇOADO NATAL !!!

DIPLOMAÇÃO & NOMEAÇÃO

Ontem (19/12) aconteceu a Diplomação da Governadora Eleita do Estado do Pará pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PA). Além da senadora Ana Júlia Carepa, outros 96 candidatos participaram da solenidade que aconteceu no auditório da Centur em Belém. Juntamente com a senadora petista, foi diplomado para o Poder Executivo o vice-governador eleito, Odair Côrrea... Na ocasião a governadora eleita ainda anunciou mais 04 nomes para as secretarias de seu governo, entre eles o da Ex-Vereadora de Santarém "Socorro Pena" que assumirá a Secretaria Executiva de Agricultura e Pesca...

CONVENÇÃO CONTRA CORRUPÇÃO...

No dia 14 de dezembro se comemorou um ano que a Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção entrou em vigor... O documento que também contou com a correção do Brasil em junho de 2005, é o primeiro instrumento internacional anticorrupção que obriga o cumprimento. O texto traz uma série de normas a serem adotadas pelos países ratificantes que facilitam o combate ao desvio de dinheiro público e privado em todo o mundo.

EXPANSÃO...

O Projeto Rádio pela Educação tem como meta principal para 2007 a Exapnsão de suas Ações para outros municípios da região Oeste do Pará, esta foi a proposta da Equipe Técnica no seu Pré-Planejamento que aconteceu ontem a tarde nas dependências da Rádio Rural...

19/12/2006

BRASIL LIDERA RANKING DE ASSASSINATOS...

O Brasil, recentemente, a oportunidade de ficar a par dos mais recentes números sobre a mortalidade de jovens no País. Um olhar atento a essas estatísticas leva a pelo menos três conclusões alarmantes. A primeira: conquistas com a redução da taxa de mortalidade infantil nas últimas duas décadas podem se anular pelo crescimento de 306% nas taxas de homicídios de jovens até 19 anos. A segunda: a perda de jovens no Brasil deixou de ser um problema de segurança pública para tornar-se questão de saúde pública. A terceira: nossa taxa de mortes por arma de fogo é de 43,1 por 100 mil jovens entre 15 e 24 anos. Em um ranking mundial desse tipo de morte, o Brasil ocuparia o primeiro lugar. (FONTE: Carta Capital, 19/12/2006)

15/12/2006

"PROGRAMA PARA OUVIR E APRENDER"

O Projeto Rádio pela Educação veiculou hoje pela Rádio Rural - AM o seu último Programa Para Ouvir e Aprender do ano de 2006... A Equipe Técnica agora continua os seus trabalhos institucionais tendo como principal meta a expansão do projeto para outros municipios da região Oeste do Pará em 2007...

PROUNI ENCERRA INSCRIÇÕES AMANHÃ...

O prazo para os candidatos ao Programa Universidade para Todos (ProUni) se inscreverem termina amanhã (16). São oferecidas 108.025 bolsas de estudos. Desse número, 64.719 são integrais e 43.306, parciais de 50% da mensalidade. As vagas podem ser preenchidas em 1.424 instituições particulares de educação superior que aderiram ao programa. A ficha de inscrição está no site: www.mec.gov.br.prouni (FONTE: Folha de Pernambuco – PE, Sofia Carvalheira , 15/12/2006)

13/12/2006

ANA JÚLIA NOMEIA SECRETÁRIOS...

A Governadora Eleita do Pará Ana Júlia Carepa anunciou agora a pouco no auditório do Banco da Amazônia em Belém/PA parte dos secretários do 1° Escalão do seu governo que assumiram as principais cadeiras a partir de 2007... Entre elas está a Secretaria de Educação - SEDUC que será comandada por Mário Cardoso que é atual deputado estadual e foi candidato ao senado pelo PT na última eleição e não obteve vitória...

12/12/2006

ABONG DIVULGA NOTA SOBRE CPI DAS ONG´s...

A Associação Brasileira de Ong´s - ABONG divulgou nesta semana nota pública sobre a proposta de criação da CPI das ONGs... Além de explicar conceitos que vêm sendo desvirtuados em meio a denúncias, a nota questiona três pontos-chave: o recorte de tempo abordado pela CPI (que analisaria convênios apenas a partir de 2003); a abordagem de criminalização das entidades e, finalmente, “a falsa problematização de que não há instrumentos de regulação”. Leia na íntegra> (FONTE: www.rits.org.br)

UNICEF LANÇA RELATÓRIO MUNDIAL 2007...


O Fundo das Nações Unidas para a Infância - UNICEF lançou nos últimos dias o Relatório "Situação Mundial da Infância 2007" onde especifica quais as urgências na área da Infância e Adolescência... Neste relatório para 2007 vem apontando a grande urgência na garantia dos direitos de mulheres e crianças... No Brasil, o UNICEF pede mais investimentos em pré-natal, educação e participação política das mulheres. Veja o Relatório completo (arquivo html) ou (arquivo pdf - 5 MB).

05/12/2006

RÁDIO PELA EDUCAÇÃO ESTEVE REPRESENTADO NO MUTIRÃO REGIONAL DE COMUNICAÇÃO...

A Coordenadora do Rádio pela Educação, Rosa Rodrigues representou o projeto no Mutirão Regional de Comunicação realizado pela Pastoral da Comunicação do Regional Norte II da CNBB, em Belém/PA até o último domingo (03)... Um dos palestrantes foi o Professor Doutor Ismar de Oliveira Soares, jornalista e presidente da União Católica Internacional de Imprensa, além de ser o coordenador do Projeto EDUCOM da USP - Universidade de São Paulo... O professor afirmou que já conhecia o Rádio pela Educação por intermédio de uma correspondência que foi enviada pela jornalista Cynthia Camargo, a primeira coordenadora do projeto. FOTO: Naira Pedroso/Ronnie Dantas

04/12/2006

SEMINÁRIO SOBRE DIFERENÇAS SERÁ REALIZADO...


A Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade - Secad do Ministério da Educação realiza de 4 a 8 de dezembro o evento Diferentes Diferenças: Caminhos de uma Educação de Qualidade para Todos. A proposta é contribuir para disseminar uma agenda de políticas educacionais inclusivas desenvolvida por meio do diálogo e da troca de experiências com diversos atores governamentais e não-governamentais. (FONTE: Portal do MEC)

EVASÃO DE 15% NO PROUNI...

Cerca de 15% dos estudantes que entraram no Programa Universidade para Todos (Prouni) desde o início de 2005 se afastaram ou deixaram o curso em instituições particulares de Ensino Superior. O dado foi divulgado na última quarta-feira (29) pelo Ministério da Educação, que ressalta ser um percentual igual ou menor se comparado à rede pública e bem abaixo do índice registrado entre alunos pagantes. O Ministro da Educação falou que a evasão nunca pode ser comemorada, mas é um número esperado porque está abaixo dos pagantes e da rede pública. (FONTE: Folha de S. Paulo – SP, 30/11/2006)

DESEMPENHO DE ALUNOS DO ENEM CAI EM 2006...

As notas médias nacionais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2006 caíram em relação ao ano passado, tanto na prova objetiva quanto na redação. No teste de questões objetivas, a média ficou abaixo de 38 pontos, na escala de 0 a 100, o que corresponde ao intervalo de desempenho insuficiente e regular. Na última quarta-feira (29), o ministro da Educação, Fernando Haddad, defendeu a adoção do Enem por instituições de ensino – mais de 400 já utilizam o teste em seus processos seletivos. O exame define também quem recebe bolsas do Programa Universidade para Todos - ProUni. (FONTE: O Globo – RJ - 30/11/2006)