24/03/2008

MUNICÍPIOS REALIZAM VOTAÇÃO MUNDIAL DO PRÊMIO DAS CRIANÇAS DO MUNDO


A votação é promovida pelo Projeto Children's World da Suécia, e acontece em Santarém desde 2004, numa parceria com o Projeto Rádio Pela Educação, da Rádio Rural e a Secretaria de Educação.

A ação visa divulgar os direitos de crianças e adolescentes vítimas de violência e as ações desenvolvidas por pessoas preocupadas com a garantia de direitos.

Em Santarém cerca de 150 escolas municipais vão participar da votação, nas áreas de rios, planalto e na Zona Rural.

Já em Juruti serão 17 escolas e em Monte Alegre, cerca de 10. É a primeira vez que a votação acontece nestes dois municípios.

Uma outra novidade do prêmio neste ano é a votação nas escolas Estaduais. 12 escolas estarão participando. Vale lembrar que somente alunos entre 09 e 17 anos participam.


A cada ano, três candidatas participam da votação. Neste ano, os projetos apresentados destacam os trabalhos de Josefina Condori, do Peru, que realiza ações contra o trabalho infantil de milhares de crianças daquele país.

A Segunda candidata é Agnes Stevens, dos Estados Unidos da América do Norte. Ela desenvolve ações de educação para crianças de rua, através de sua organização escola sobre rodas.

A terceira candidata é Somaly Mam. Que luta para libertar meninas escravizadas nas casas de prostituição no Camboja, sudeste asiático.
Fonte: Central de Jornalismo da Rádio Rural de Santarém
(Jornal do Meio Dia)

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO PARÁ VAI PREMIAR NO DIA 25 DE ABRIL, AS 99 ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO


As 99 escolas foram selecionadas, no ano passado. Elas desenvolvem projetos de incentivo e ações inovadoras.

O prêmio, no valor de R$5 mil reais foi repassado à Seduc pelo Ministério da Educação, através do projeto Alvorada. Os cinco primeiros lugares vão receber como prêmio R$ 10 mil reais.

As escolas vão receber o prêmio, em dinheiro, por meio dos Conselhos Escolares.

Das 99 escolas premiadas três são de Santarém: Frei Ambrosio com o projeto de educação Ambiental; Rio Tapajós que desenvolve ações de influencias sociais e São Francisco com o projeto Sol Solidário.


Fonte: Jornal Informativo (Programa Para Ouvir e Aprender)
Foto: Arquivo Projeto Rádio Pela Educação

MONTE ALEGRE VAI RECEBER TREINAMENTO DO PROJETO RÁDIO PELA EDUCAÇÃO

Os professores e professoras do município de Monte Alegre vão receber no dia 31 deste mês a equipe do Projeto Rádio Pela Educação.

Neste dia acontece a capacitação dos professores que a partir do mês de abril vão trabalhar com o programa Para Ouvir e Aprender. Serão dadas informações de como usar o Guia Pedagógico 2008 do Projeto, bem como outras orientações sobre o trabalho com o rádio na sala de aula.

A coordenadora Rosa Rodrigues estará acompanhada do repórter César Sousa e a professora Emília Pimenta, que são responsáveis pela equipe de elaboração do Guia.

A Secretaria de Educação de Monte Alegre já está fazendo a inscrição dos Professores.
Aqui em Santarém a capacitação vai acontecer no dia primeiro de abril, no auditório da UFPA. As inscrições já estão abertas na secretaria de educação.


Fonte: Jornal Informativo
Foto: Celivaldo Carneiro




PESQUISA ALEGA FALTA DE CONHECIMENTOS EM ESTUDANTES BRASILEIROS


Pesquisa divulgada no jornal O Estado de S. Paulo mostra que um terço das crianças da 4.ª série do ensino fundamental não sabe o que deveriam ter aprendido na primeira série.

O estudo feito pelo Instituto de Estatísticas e Pesquisas Educacionais (Inep), ligado ao Ministério da Educação (MEC), tem por base os resultados da chamada Provinha Brasil, a primeira avaliação de alfabetização feita no país.

Inicialmente, o Inep fez uma escala de cinco níveis para identificar se o processo de alfabetização condiz com o nível de aprendizado da criança.

Os dados mostram que o quarto nível, em que um estudante deve ser capaz de ler textos curtos com vocabulário comum na escola, foi considerado pelo Inep como o ideal para um menino de 8 anos que esteja terminando a 1.ª série primária - ou o 2.º ano, na nova metodologia do ensino fundamental de nove anos.

No entanto, numa avaliação feita em 2005, um terço dos alunos matriculados na 4.ª série (ou, agora, o 5.º ano do fundamental) não passou desse nível, ou seja, não adquiriu os conhecimentos básicos da 1.ª série.

Se forem consideradas apenas as escolas públicas - descontadas as federais, que costumam puxar as notas para cima -, esse índice ainda fica um pouco pior: 33,3%.

Nas redes municipais, chega a 35%.Para o ex-ministro da Educação, senador Cristovam Buarque (PDT-DF), a pesquisa é necessária mas não é suficiente para sensibilizar a opinião pública e os governos.




Fonte: Site Nota 10
Foto: Arquivo Projeto Rádio Pela Educação


PROFESSORES E PROFESSORAS DE JURUTI PLANEJAM ATIVIDADES PARA 2008


Os professores da rede municipal de ensino do município de Juruti participaram de planejamento do ano letivo 2008, oferecido pela Secretaria Municipal de Educação.

A capacitação aconteceu na escola Batista Dilma Roosli e contou com a presença dos professores, diretores, supervisores e técnicos das unidades escolares da rede municipal.

Durante cinco dias eles e elas discutiram propostas pedagógicas a serem trabalhadas durante o ano de 2008 nas escolas municipais.

Segundo a secretária adjunta de educação de Juruti, Maria Raimunda Melo, entre os temas discutidos nesse treinamento destacaram-se estão a formulação do Projeto Político Pedagógico de cada escola e o Planejamento Escolar para o ano em curso. Tudo sob a supervisão e orientação de técnicos da Semed.

Os professores e professoras do município de Juruti estão se preparando para a capacitação do Projeto Rádio Pela Educação. A capacitação vai acontecer entre os dias 04 e 05 de abril.


Fonte: Jornal Educativo (Programa Para Ouvir e Aprender)
Foto: Cidade de Juruti - Por Celivaldo Carneiro


20/03/2008

CONHEÇA AS CANDIDATAS AO PRÊMIO DAS CRIANÇAS DO MUNDO

CANDIDATA Nº 01: JOSEFINA CONDORI - (PERU)

Por que Josefina é nomeada?

Josefina Condori é nomeada ao WCPRC 2008 por sua longa trajetória de luta pelas meninas que trabalham como domésticas no Peru, muitas vezes em condições semelhantes à escravidão. Muitas das centenas de milhares de empregadas domésticas são expostas a agressões nos lares onde trabalham.
Josefina, que também foi empregada doméstica, luta desde a adolescência pelos direitos das meninas trabalhadoras domésticas.Em 1994, ela fundou a organização Yanapanakusun, que administra um lar para garotas vulneráveis e um centro para trabalhadores domésticos.
Josefina e a Yanapanakusun desenvolvem trabalhos educativos e preventivos em 30 vilas andinas nos arredores de Cusco.
Eles também transmitem cinco programas de rádio, administram um hotel, uma fazenda e uma escola para meninas e meninos trabalhadores. 500 meninas já viveram no lar.
Dezenas de milhares receberam apoio e auxílio nas atividades abertas do centro. Josefina oferece às meninas alimento, roupas, cuidados com a saúde, um lar, possibilidade de ir à escola, segurança e amor.
Porém, acima de tudo, ela trabalha para que todas as crianças trabalhadoras conheçam seus direitos e tenham condições de exigir o cumprimento dos mesmos.
CANDIDATA DE Nº 02: AGNES STEVENS - (EUA)

Por que Agnes é nomeada?
Agnes Stevens é nomeada ao WCPRC 2008 por seus 20 anos de luta pelas crianças sem-teto nos EUA. Todo ano, Agnes e sua organização School on Wheels ajudam milhares de crianças sem-teto com idade entre seis e 18 anos.
Centenas de voluntários dedicam dezenas de milhares de horas como professores de reforço de crianças que vivem em albergues, hotéis de estrada, em carros e na rua. Os professores de reforço oferecem segurança às crianças sem-teto.
Quando elas se mudam, a School on Wheels as acompanha, proporcionando estabilidade em uma existência incerta.
As crianças podem manter contato com a School on Wheels através de uma linha telefônica gratuita de auxílio. Agnes e a School on Wheels ajudam as crianças a se mudarem de escola e seus pais a obterem novas vias de documentos perdidos, como boletins escolares e certidões de nascimento.
As crianças ainda recebem mochilas e material escolar, e dinheiro para o ônibus e o metrô.
Em muitos albergues, a School on Wheels montou salas especiais para as crianças, com computadores, livros e material para escrever e desenhar, com o intuito de criar condições para que elas estudem e tenham a chance de serem crianças.

CANDIDATA DE Nº 03: SOMALY MAM (CAMBOJA)


Por que Somaly é nomeada?

Somaly Mam é nomeada ao WCPRC 2008 por sua longa e muitas vezes perigosa luta para salvar meninas vendidas como escravas para e nos bordéis do Camboja. Somaly, que foi vendida para um bordel quando criança, deseja que as meninas que foram escravas tenham as mesmas oportunidades na vida que as outras crianças.
Através da organização AFESIP, ela construiu três lares seguros para as meninas que foram salvas da escravidão. Ali, elas têm alimentação, tratamento de saúde, um lar, chance de freqüentar uma escola e, mais tarde, acesso à uma educação
profissionalizante.
Sobretudo, Somaly oferece às meninas segurança, carinho e amor. 3.000 meninas que antes eram escravas, agora têm uma vida melhor graças a Somaly.
Ela e a AFESIP representam as meninas no Camboja e cobram constantemente do governo e das diversas organizações, para que cuidem das meninas do país.
Somaly é com freqüência ameaçada de morte. Em 2006, sua filha de 14 anos foi seqüestrada, estuprada e vendida para um bordel. Essa foi a punição de Somaly por sua luta em prol dos direitos das meninas.
Fonte: Site Aprende Crianças


SAIBA MAIS, SOBRE O JURÍ INFANTIL DO PRÊMIO DAS CRIANÇAS DO MUNDO

Quando a porta da reunião do Júri Infantil se fecha, os tradutores, únicos adultos na sala, sabem que só devem traduzir exatamente o que as crianças do júri dizem.

Antes que o dia termine, o Júri do WCPRC terá decidido quem receberá o próximo Prêmio das Crianças do Mundo.

Através de suas experiências de vida, as crianças de 15 países que compõem o júri, são especialistas em Direitos da Criança. Elas foram, entre outras coisas, soldados-mirins, escravas, refugiadas ou crianças de rua. Elas lutam pelos Direitos da Criança.


Cada criança do júri representa todas as crianças do mundo que vivenciaram semelhantes violações dos Direitos da Criança, ou lutam por eles. Você pode conhecer melhor os Direitos da Criança lendo as matérias sobre as crianças do júri.

Milhões de crianças em todo o mundo vão ter uma amostra e aprender com a vida de cada uma das crianças do júri. Por isso, são as violações aos Direitos da Criança pelas quais você passou, ou a sua luta pelo respeito aos Direitos da Criança e sua história de vida, que decidem se você pode fazer parte do júri.

As crianças do júri escolhem seu próprio presidente e os cinco membros que formarão o comitê do prêmio, que escolherá os três candidatos para o ano seguinte.



As crianças do júri no comitê do prêmio O WCPRC estuda detalhadamente cada indicação de candidatos ao prêmio que chega ao secretariado.

Os seis a dez candidatos, considerados detentores dos melhores requisitos para receberem os prêmios das crianças, são apresentados ao comitê.

O comitê do prêmio decide quem serão os três candidatos finalistas aos prêmios. Em 2008, o comitê é constituído por Omar Bandak, Palestina, Idalmin Santana, EUA, Hannah Taylor, Canadá, Gabatshwane Gumeda, África do Sul e Maïmouna Diouf, Senegal.

As crianças do júri devem, se possível, representar todos os continentes e todas as principais religiões. Quando a porta abrir, no dia 13 de abril, saberemos que o júri decidiu quem receberá o Prêmio das Crianças do Mundo 2008.

O representante do Brasil, no Jurí Infantil do Prêmio, é RAILANDER PABLO FREITAS DE SOUSA, de 14 anos de idade. Ele representa crianças que vivem ou trabalham na rua.
Fonte e fotos: www.childrensworld.org

REVISTA O GLOBO


A Revista O Globo é um instrumento de informações sobre o Prêmio das Crianças do Mundo. No conteúdo da revista, você fica sabendo sobre a trajetória de vida dos candidatos ao Prêmio.

Nela, também, são encaontradas narrações de várias histórias de crianças do Mundo que tiveram seus direitos violentados.

A revista O Globo é distribuída nas escolas que realizarão a votação Mundial. Esse ano são três mulheres indicadas a premiação: Josefina Condori, do Peru; Agnes Stevens, dos Estados Unidos da América do Norte; Somaly Mam, do Camboja.



Foto: Capa da Revista O Globo - 2008

O QUE É O PRÊMIO DAS CRIANÇAS DO MUNDO?



O Programa Para Ouvir e Aprender, do Projeto Rádio Pela Educação, está abordando, durante o mês de março, temáticas sobre O Prêmio das Crianças do Mundo 2008.

Considerado pela mídia internacional como o “Nobel das Crianças”, o Prêmio das Crianças do Mundo pelos Direitos da Criança é o único no mundo que tem por objetivo defender o que as crianças têm de mais importante — seus direitos, assim como foram estabelecidos na Convenção Internacional das Nações Unidas.




O prêmio é uma iniciativa da Children’s World, uma ONG fundada em 1979 na Suécia.

O que é a Children's World?
É uma organização não-governamental (ONG) fundada em 1979, na Suécia, que apresenta um projeto de comunicação mundial que tem como objetivo promover o encontro entre crianças de países e culturas diversos, colaborando para o desenvolvimento de uma rede humanitária em prol das crianças e dos direitos delas. Os meios criados para a realização desse encontro são: a premiação universal “Prêmio das Crianças do Mundo”, a revista O Globo e a revista virtual Rede Globo, que contam com tradução para sueco, inglês, francês, espanhol e português.




O projeto desse prêmio nasceu em 2000, criado pela Children’s World para homenagear pessoas e/ou organizações que trabalham em prol dos direitos da infância no mundo. Essa é a única premiação internacional em que é você, criança ou adolescente com até 17 anos, que escolhe o vencedor.





PRÊMIO DAS CRIANÇAS DO MUNDO

O vencedor é escolhido por um Júri Internacional, que é formado por 12 crianças, representantes de todos os continentes. Todas são “especialistas” em direitos das crianças, e muitas delas já tiveram seus direitos violados: são “crianças-soldado”, meninas e meninos escravos, refugiados, com experiência de trabalho infantil ou que moram nas ruas. No site da Children’s World, você pode conhecer a história de vida de cada um dos membros do Júri Internacional, que se encontram uma vez por ano na Suécia para decidir quem será o vencedor do Prêmio das Crianças do Mundo e participar da cerimônia de entrega dele, evento que conta com a participação da rainha Silvia, daquele país.


PRÊMIO DOS AMIGOS MUNDIAIS


O vencedor desse prêmio é escolhido por meio de uma votação mundial, de que participam estudantes das “escolas amigas mundiais”. A votação é realizada anualmente de 14 de janeiro a 17 de abril. Em Santarém a votação será realizada no dia 25 de Março.
Fonte:http://www.childrensworld.org

A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

A violência no lar compromete a formação e a integridade da criança ou do adolescente. A psicóloga Milene Veloso explica que os conflitos da violência doméstica se dão nas relações de poder, em que o adulto é considerado o centro da casa e o dono da vida da criança, podendo bater, espancar e de humilhar.

Segundo ela existe uma diferença entre a violência doméstica e a familiar. A primeira é analisada pelo âmbito onde a violência acontece, no caso o lar, e a segunda é caracterizada pela ligação e pelo vínculo de parentesco entre quem pratica e quem está sofrendo a agressão.

Segundo dados de denúncias do disque 100, coordenado pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR), as denúncias de violência contra crianças e adolescentes aumentaram 80% em 2007 comparados com o ano anterior. Em 2007, o serviço recebeu 24.924 enquanto em 2006 foram 13.823.

O QUE DIZ A LEI?
De acordo com a Constituição Brasileira, a família, a sociedade e o Estado têm o dever de proteger crianças e adolescentes de qualquer forma de violação. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) reforça o que está estabelecido na Constituição.

O artigo 5º do ECA dispõe que "nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais". Segundo os artigos 129 e 130 do Estatuto são aplicadas penas aos pais, ou aos responsáveis legais, caso violem ou ameacem os direitos das crianças ou adolescentes, nas situações de maus-tratos, opressão ou abuso sexual.

De acordo com o artigo 130 caso seja verificada a hipótese de maus-tratos, opressão ou abuso sexual impostos pelos pais ou responsável, a autoridade jurídica poderá determinar, como medida cautelar, o afastamento do agressor da moradia comum.


Foto: Site - Imagens de Crianças
Leia mais:
www.agencia.unama.br

19/03/2008

ESCOLAS DO PARÁ TERÃO ESTUDO SOBRE DROGAS


A Governadora Ana Júlia Carepa sancionou,na semana passada, a Lei de n° 7.110/ 2008, que torna obrigatória a inclusão de estudos sobre o uso de drogas e dependências químicas nos conteúdos curriculares do ensino fundamental e médio da rede estadual.

As escolas poderão convidar especialistas para palestrar sobre o tema.

A nova legislação foi publicada ontem no Diário Oficial do Estado.
Fonte: Agencia Unama
Foto: Arquivo Projeto Rádio Pela Educação

18/03/2008

PROJETO ARTE NA ESCOLA SERÁ LANÇADO AMANHÃ


A Secretaria Municipal de Educação de Santarém vai fazer amanhã, dia 19, a abertura oficial do Projeto Arte na Escola da Gente em 2008.

O evento será na Casa da Cultura a partir das 14 horas.


Durante a programação acontecerá a apresentação dos arte-educadores e das oficinas que serão desenvolvidas ao longo do ano, tanto as atividades regulares nas escolas, quanto as oficinas permanentes que acontecerão aos sábados.

Também haverá exposição de artes plásticas, cerâmica e artesanato.

Nesta primeira etapa do ano, 20 escolas da zona urbana e do planalto, 860 alunos, serão atendidas pelo projeto. Também haverá, dentro do projeto, um trabalho especifico voltado para atender alunos de Educação de Jovens e Adultos, o EJA.


O Arte na Escola da Gente é formado por um grupo de 23 arte-educadores que trabalham com oficinas de artes plásticas, artesanato, cerâmica, canto coral, flauta doce, teclado, violão, flauta transversal, percussão, teatro, dança regional e dança contemporânea.As oficinas nas escolas começam na próxima semana.

EDUCAÇÃO TEM MAIS INVESTIMENTOS NOS MUNICÍPIOS

Dados divulgados na edição 2007 da revista "Multi Cidades", apontam que os municípios brasileiros estão cumprindo a obrigação prevista na Constituição de investir na educação pelo menos 25% do total da receita proveniente de tributos.


Em 2006 o gasto médio dos municípios por aluno foi de cerca de R$ 2 mil. Nas grandes capitais o valor foi de R$ 2.874,00 em média.

Além disso, os dados indicam que em 2006 houve crescimento médio de 11% no volume de gastos das cidades com o setor, com recursos adicionais de R$ 4,56 bilhões em relação ao ano de 2005. Este crescimento registrado em 2006 foi reproduzido em todas as regiões do país: Norte (18%), Nordeste (13,5%), Centro-Oeste (12%), Sudeste (9,4%) e Sul (9,2%).


O estudo revela que o Nordeste apresenta o maior número de alunos na rede municipal (9,2 milhões) e o menor gasto por aluno, R$ 1.212,00. Apesar dos dados indicarem que houve crescimento nos investimentos na área, a realidade mostra que a qualidade do ensino continua baixa.


Fonte: Agência Andi

13/03/2008

MORRE VICE-PREFEITO DE SANTARÉM

O vice-prefeito municipal de Santarém, Delano Riker que era filiado ao PDT faleceu no inicio da manhã de hoje, quando estava realizando sua caminhada rotineira na orla da cidade e sofreu um ataque cardíaco fulminante... Delano deu entrada no Pronto Socorro Municipal por volta das 6h10 (horário local), levado por um taxista acompanhado de seu filho Delano Júnior que caminhava juntamente com o pai.
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HISTÓRIA - Delano Riker Teles de Menezes tinha 62 anos e estava há 10 anos atuando na vida pública. Sua profissão era piloto de avião, depois passou a assumir trabalhos rurais chegando a ser o presidente do SIRSAN, em seguida foi eleito vereador do legislativo municipal, em 2004 compôs chapa com a prefeita Maria do Carmo como vice-prefeito, os seus planos era lançar-se candidato novamente a vereador pelo PDT no pleito deste ano.
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LUTO - A prefeita Maria do Carmo estava em Belém, mas decretou luto oficial por três no municipio, sendo paralisado todos os orgãos públicos municipais e inclusive as aulas na rede municipal e também na rede estadual. Seu corpo está sendo velado na Câmara de Vereadores de Santarém e será sepultado amanhã.

11/03/2008

CONSELHO TÉCNICO DEBATE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

O Conselho Técnico Científico (CTC) da Educação Básica começou a examinar hoje, 11, em Brasília, a oferta de formação inicial e continuada de professores das redes públicas de ensino dos estados e municípios e a construir um Sistema Nacional de Formação dos Professores.

Criado em fevereiro para assessorar o Ministério da Educação, o CTC realizou, das 9h às 18h, a segunda reunião de trabalho.

Dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a quem o CTC está ligado, indicam que faltam 246 mil professores nas redes públicas de 5.ª a 8.ª série do ensino fundamental e no ensino médio nas dez áreas do conhecimento.

Os 30 membros do conselho, sendo dez do Ministério da Educação e 20 especialistas de universidades, entidades e organizações educacionais, vão definir também o calendário de reuniões de 2008 e os próximos temas a serem abordados.

Fonte: Site Oficina de Imagens
Foto: Site Escolas Imagens

BRASIL PARTICIPA DO 7.º ENCONTRO MINISTERIAL DE EDUCAÇÃO

Começou ontem, 10, em Bali, na Indonésia, o 7.º Encontro Ministerial de Educação, que reúne os nove países mais populosos do mundo, denominado E-9.

O evento é organizado pela Unesco e fazem parte deste grupo, além do Brasil, Bangladesh, China, Egito Índia, Indonésia, México, Nigéria e Paquistão.

O tema central definido para o encontro é Melhoria da capacitação dos professores como foco das reformas educacionais. O Brasil está representado pelo secretário de Educação Superior, Ronaldo Mota e também o coordenador da Assessoria Internacional do Ministério da Educação, Leonardo Rosa.

A primeira apresentação do Brasil ocorreu ontem, com o secretário Mota, que
destacou a experiência da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Foram discutidas, ainda, as cooperações sul-sul e as perspectivas dessa colaboração, além do papel de cada país.



Fonte: Site Nota 10
Ilustração: Site de Dica
s

03/03/2008

ONU COMBATE A MUTILAÇÃO FEMININA


Dez agências da Organização das Nações Unidas se uniram sexta-feira (29/02) em um compromisso de apoiar governos, comunidades e mulheres para fazer com que o mundo erradique a mutilação genital feminina em menos de uma geração.


As Nações Unidas calculam que entre 100 e 140 milhões de mulheres e meninas em todo o mundo já tenham sido vítimas desse costume ancestral e que 3 milhões de crianças lidam anualmente com a possibilidade de ablação.


Entre as agências envolvidas estão o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e a Organização Mundial da Saúde (OMS).


De acordo com a ONU, esse costume ancestral viola os direitos das mulheres à saúde, à proteção individual e à vida, já que em alguns casos pode causar a morte.



Fonte: Agência Andi
Foto: Arquivo Projeto Rádio Pela Educação