29/05/2008

MUNICÍPIOS PODEM RECUPERAR DINHEIRO DA MERENDA ESCOLAR


Os 1.013 municípios e quatro secretarias estaduais de Educação que tiveram parcelas retidas este ano por não prestarem contas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) podem reaver os recursos.

Os inadimplentes têm prazo até 31 de outubro para apresentar ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC), gestor do programa, as cópias das notas fiscais de compra de gêneros alimentícios.

Devem apresentar, ainda, comprovantes de cardápio elaborado por nutricionista, guias de distribuição dos alimentos ou de transferência de recursos financeiros para as escolas, além de parecer do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) que ateste o fornecimento da alimentação escolar no período em que os recursos ficaram suspensos.


A documentação somente será aceita pelo FNDE se estiver assinada pelo presidente do CAE e autenticada em cartório. Se o pedido for aprovado, as parcelas retidas serão depositadas na conta-corrente credenciada no programa.

Fonte: Site Nota 10
Foto: Arquivo Projeto Rádio Pela Educação

FÓRUM MUNDIAL REÚNE EDUCADORES DE TODO BRASIL

Desde ontem, 28, o Fórum Mundial de Educação, reúne cerca de 30 mil participantes de diversos países, entre educadores, estudantes, pesquisadores, representantes de entidades sindicais e comunitárias e organizações não-governamentais, em Santa Maria, Rio Grande do Sul. Promovido pelo Fórum Social Mundial, com o apoio do Ministério da Educação, o encontro, destinado a ampliar o debate em torno da educação, envolvendo toda a sociedade, vai até sábado, 31.

O resultado será a elaboração de diretrizes políticas, planos, programas e projetos educacionais em todos os níveis de ensino, em todo o mundo.

Outra proposta do encontro é possibilitar o intercâmbio de experiências entre educadores, pesquisadores, estudantes e integrantes de movimentos sociais.

As discussões terão uma temática central, Educação: Economia Solidária e Ética Planetária, dividida nos subtemas Educação e Economia Solidária; Educação, Inclusão e Cultura Emancipatória e Educação e Ética Planetária.
Fonte: Site do MEC
Foto: Arquivo do Projeto

27/05/2008

AUTORIDADES INTENSIFICAM TRABALHO DE COMBATE AO ABUSO SEXUAL


Durante o mês de Maio as autoridades santarenas em parceria com o Conselho Tutelar de Santarém intensificaram o trabalho de combate ao abuso sexual contra crianças e adolescentes.

A ação que teve inicio no dia 02 de maio. Para efetuar as operações no Município o Conselho Tutelar contou com o apoio das polícias Militar e Civil.

Durante o trabalho os conselheiros percorreram pontos estratégicos, como o Mercado Modelo, bares e motéis de bairros periféricos.

De acordo com o presidente do Conselho, Adson Souza, os trabalhos colaboram na redução do número de ocorrências.

Para ajudar o órgão, o Fundo das Nações Unidas para Infância e Juventude (Unicef) planeja implantar em Santarém uma sede da entidade. Com isso, o Unicef pretende melhorar o índice de desenvolvimento humano, estruturando alguns de programas da rede de atendimento ao combate à exploração sexual contra menores de 18 anos.



Fonte: Agência Unama
Foto: Arquivo Projeto Rádio Pela Educação

PROJETOS APOIADOS PELO CRIANÇA ESPERANÇA

PROJETO SELECIONA EQUIPE DE TRABALHO
O projeto Novas Tendências Estéticas Afrobrasileiras realizou, no mês de março e abril, o processo de recrutamento, formação e seleção de sua equipe de trabalho em Salvador (BA).
As vagas eram para assessoria técnica, para o apoio geral e para monitoria (arte-educadores). Foram identificados na comunidade, jovens com experiência em arte-educação e segmentos da estética/beleza (trançados afro indígenas, manicure, modelo/manequim, estamparia) o que somou trinta inscrições para as setes vagas previstas.

Os meninos e as meninas passaram por fases de avaliação que incluíram análise de currículo, entrevista oral e escrita, participação no seminário “Quilombola da Raça” e na Oficina “Nós no Quilombo e na Aldeia”. Os bolsistas aprovados nestas vagas vão ajudar na seleção dos 100 jovens atendidos pelo projeto na Associação de Moradores do Conjunto Santa Luzia.


A Associação dos Moradores Conjunto Santa Luzia existe desde 1989, e é apoiada pelo Criança Esperança em 2008. O Projeto Novas Tendências Estética Afro Brasileiras vai resgatar nos jovens o diálogo sobre a ética, valores estéticos, origem, raça, etnia e gênero.



BALCÃO DE OPORTUNIDADES AGORA NA INTERNET

Na última, terça–feira, 20 de maio, Vicent Defourny, representante da UNESCO no Brasil, visitou o Espaço Criança Esperança Cantagalo, Pavão/Pavãozinho; num ato simbólico ele inaugurou o site do Balcão de Oportunidades.

O Balcão é o local onde os jovens cadastram seu currículo para oportunidades de empregos. Após esta inscrição, as vagas de emprego disponíveis no dia são enviadas por e-mail, bem como informações úteis para a conquista do emprego, incluindo exercícios de auto-avaliação.


RITMOS PERNAMBUCANOS ABREM JOGOS ESCOLARES

A abertura do 49º Jogos Escolares de Pernambuco mostrou a cultura popular da região com apresentações de dança como Maracatu, Frevo e Ciranda.

Quem apresentou os ritmos tipicamente pernambucanos foram os jovens das Oficinas de Dança e Percussão do ECE–Olinda.

O evento foi na quadra de uma Escola Estadual em Recife, no dia 14 de maio. Cerca de 1.800 pessoas do Espaço, em sua maioria crianças, jovens e adolescentes, com idade entre 7 e 24 anos, participaram do evento.

Este é um trabalho de integração e interdisciplinaridade que vem acontecendo entre as oficinas do ECE-Olinda.



Fonte e Fotos: Site Criança Esperança

23/05/2008

MUNICÍPIOS DEVEM PEDIR FINANCIAMENTO ATÉ O DIA 31 PARA CONSTRUIR ESCOLAS NA ÁREA RURAL

As prefeituras têm até o dia 31 para pedirem financiamento destinado à construção de escolas na área rural.

O Ministério da Educação liberou R$ 200 milhões para a construção de 229 escolas. Para pedir os recursos, os municípios devem responder ao ofício circular enviado às secretarias municipais de Educação em 25 de março.

A construção de escolas para os alunos do campo é uma recomendação do Conselho Nacional de Educação (CNE) para elevar a qualidade do ensino.

Levantamento feito pelo MEC demonstra que grande parte dos municípios que apresentaram baixos índices de qualidade da educação tem muitos alunos na área rural.

Está comprovado que a viagem dos alunos da área rural até as escolas mais próximas é tão cansativa que praticamente impossibilita o aprendizado.

Além disso, os custos do transporte escolar muitas vezes superam os gastos de manutenção de pequenas escolas.

O ofício circular enviado às prefeituras contém orientações sobre a planta das escolas, que devem ter de quatro a seis salas de aula.


Fonte: Site do Mec

PARÁ TERÁ BANCO DE DADOS UNIFICADO PARA COMBATER VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Até o final de 2008, será concluído no Pará um banco de dados unificado para auxiliar no diagnóstico da violência sexual contra crianças e adolescentes. O sistema permite que órgãos estaduais e organizações não-governamentais (ONGs) façam o monitoramento dos crimes de violência sexual.

De acordo com a secretária de Justiça e Direitos Humanos, Socorro Gomes, o Pará nunca teve estatísticas detalhadas sobre o problema para ajudar nas ações de combate.

Para a secretária, o levantamento da Polícia Rodoviária Federal, indicando a existência de 135 pontos de exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas paraenses até o ano passado alertou o governo sobre o assunto.



Fonte: Agência Andi
Foto: Site Olhares

21/05/2008

BELÉM RECEBE A VISITA DA COMISSÃO DOS DIREITOS HUMANOS

A comissão nacional formada por membros do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CDDPH), vinculada à Secretaria Especial de Direitos Humanos, esteve ontem em Belém (PA) para uma série de reuniões com os poderes públicos do estado.

Os membros da comissão estiveram no Tribunal de Justiça do Estado, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil OAB - seção Pará e com a governadora Ana Júlia Carepa. A visita em Belém tem como objetivo investigar denúncias de tráfico de seres humanos, exploração sexual de crianças e adolescentes e ameaças de morte a religiosos, sindicalistas e agricultores no interior do Pará.

No Tribunal de Justiça, a presidente do órgão, Albanira Bermeguy, explicou sobre os procedimentos que a Justiça paraense tem adotado para melhorar a situação, a despeito das dificuldades.


Durante a reunião com a governadora Ana Júlia, a comissão ouviu as contestações do Executivo, principalmente em relação aos números de ameaças de morte apresentados pelos religiosos.


Fonte : Agência Unama
Foto: Arquivo Projeto Rádio Pela Educação

20/05/2008

MEC INVESTE EM MUNICÍPIOS COM MÁ QUALIDADE EDUCACIONAL

O Governo Federal anunciou, ontem, investimentos de R$ 1,3 bilhão nos 1.242 municípios considerados prioritários no atendimento à melhoria do ensino público.

São lugares onde a qualidade da educação está abaixo da média, o que pode ser comprovado pelos resultados insuficientes nas avaliações nacionais e no alto índice de reprovações.

O dinheiro será aplicado em formação de professores e de gestores, laboratórios de informática, conexão banda larga para escolas e material didático, entre outros.

Cerca 2,8 mil prefeitos de todo o País reuniram-se com o ministro da Educação, Fernando Haddad, para assinar convênios e comemorar os 12 meses do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

Com isso, 98% dos municípios já estão, oficialmente, comprometidos com as diretrizes do plano, cuja adesão é voluntária.



Fonte:Agência Andi
Foto: Arquivo Projeto Rádio Pela Educação

SITE VAI RECEBER DENÚNCIAS DE ABUSO SEXUAL INFANTIL E CRIMES CIBERNÉTICOS

O Governo Federal lançará em agosto um site para receber denúncias de abuso sexual infantil e para rastrear crimes cibernéticos.

O projeto é uma parceria entre a secretaria, a Polícia Federal e a Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol).

A representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Brasil, Marie Pierre Poirier, disse que iniciativas como essa refletem a determinação do governo brasileiro em acabar com a impunidade nos casos de exploração sexual. E esse foi um dos motivos, segundo ela, para o País ser escolhido como sede do congresso mundial, que será realizado de 25 a 28 de novembro e reunirá 3 mil pessoas.

O 1º Congresso aconteceu em Estocolmo, na Suécia, em 1996 e o 2º foi em 2001, em Yokohama, no Japão.

Fonte: Agência Andi
Foto: Arquivo Projeto Rádio Pela Educação


19/05/2008

JORNAL " AMAZÔNIA É NOTÍCIA" ESTRÉIA HOJE


REDE DE NOTÍCIAS DA AMAZÔNIA


Santarém - Joelma Viana


Roraima (RR) - Rubem Leite

Manaus (AM) - Amarildo Silva




Parintins (AM) Aroldo Bruce


Coari (AM) Daniel Almeida


O Jornal “Amazônia é Notícia” estréia hoje, e será levado ao ar de Segunda a Sexta Feira pela Rádio Rural de Santarém, das 17:45 às 18h:00.

AMAZÔNIA INTERLIGADA PELA NOTÍCIA



A história do Rádio na Amazônia entra em nova fase nesta segunda-feira, quando iniciam as transmissões via-satélite de rádio da Rede de Notícias da Amazônia.

O primeiro produto desta aliança é o Jornal “Amazônia é Notícia”. Um noticiário diferenciado, produzido por jornalistas de Manaus, Coari e Parintins no Amazonas, Boa Vista – Roraima e Santarém no Pará.

O noticiário terá a duração de quinze minutos, das 17:45 às 18 horas, de segunda a sexta-feira.

A Rede de Notícias da Amazônia - RNA está em aliança com a Associação Latino-Americana de Educação Radiofônica – ALER, dentro do projeto RIAR _ Rede Intercultural Amazônica de Rádios.

A RNA tem como objetivo ser instrumento diferenciado entre os povos da Amazônia, como notícias, programas educacionais, culturais, ambientais e de gênero para estimular a formação da consciência crítica e participativa dos e das ouvintes da Amazônia.

15/05/2008

ESTUDANTES, PARAENSES, COM DEFICIÊNCIA TERÃO QUE ESTUDAR PERTO DE CASA


A Assembléia Legislativa do Pará aprovou um projeto de lei que pretende assegurar a inclusão de alunos portadores de deficiência nas escolas públicas.

De autoria do deputado Michel JK (PSDB), o texto garante que os estudantes sejam matriculados na escola mais próxima de casa, independentemente da disponibilidade de vagas.

O projeto obriga ainda que as instituições que receberão os estudantes sejam adaptadas.
Fonte: Agência Andi
Foto: Arquivo Projeto Rádio Pela Educação

13/05/2008

PASSEATA VAI MARCAR DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESECENTES

No dia 16 de maio, entidades e órgãos governamentais ligados à defesa dos direitos humanos, em Santarém, vão realizar programação para marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Nesta data será realizada uma passeata, que vai reunir diversos órgãos e entidades que trabalham na defesa dos direitos da criança no município, entre elas, Pastoral do Menor, Juizado da Infância, Ministério Público, Rádio Rural – Diocese de Santarém, Delegacia da Mulher, Projeto Rádio na Escola - Escola Diocesana São Francisco, Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Direitos da Criança, Polícia Militar, SEMED e 5ªURE.

A passeata terá inicio as 15h30 na Praça Tiradentes, seguindo até a Praça Barão de Santarém, onde contará com a presença de alunos da rede municipal e estadual que estarão com cartazes e faixas reivindicando a prática dos direitos da criança e do adolescente.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi criado pela Lei n.º 9.970, de 18 de maio de 2000.

Nesta data foi cometido o crime que vitimou a menina Araceli Cabrera Crespo, de oito anos. Ela foi espancada, violentada e morta. O fato que comoveu o Brasil, ocorreu na cidade de Vitória, capital do Espírito Santo, em 1973.

Até hoje, os criminosos não foram punidos.
Foto: Arquivo Projeto Rádio Pela Educação

12/05/2008

ALUNOS DA ESCOLA NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS, COMUNIDADE SOLIMÕES, ELABORAM JORNAL INFORMATIVO

Os alunos de quinta a oitava série da escola Nossa Senhora das Graças, comunidade Solimões, região do Tapajós, estão exercitando a comunicação.

Eles e elas com ajuda dos professores elaboraram um jornal mensal, que conta um pouco das atividades desenvolvidas na comunidade.

O jornal intitulado “Jornal do estudante” está em sua segunda edição. São notícias sobre as olimpíadas da escola João Franco Sarmento; os atendimentos do barco Abaré na região; a campanha de limpeza nas comunidades; o projeto esporte na escola e claro o rádio na escola, que destaca o trabalho do rádio pela educação.


Fonte: Jornal Informativo Programa Para Ouvir e Aprender
Foto: Arquivo do Projeto

COMUNIDADES RECEBEM VISITA DE EDUCADORES DO PROJETO CASINHA DE LEITURA

Caravana de educadores do Projeto Casinha de Leitura estiveram na semana passada nas escolas do Planalto.

Um das comunidades que recebeu a visita da equipe foi à comunidade Guaraná. Lá as atividades foram realizadas na Escola Municipal São Félix, atendendo a 95 alunos e 30 professores e comunitários.


Na Escola Frei Rogério, da comunidade Garrafão, também foram desenvolvidas atividades envolvendo 72 alunos e 25 professores, além de comunitários.

Nas caravanas são desenvolvidas oficinas de práticas leitoras para os educadores e comunitários, e atividades lúdicas com os alunos.

Fonte: Jornal Informativo Programa Para Ouvir e Aprender
Foto: Arquivo do Projeto