29/07/2008

SEMINÁRIO VAI DEBATER APRENDIZADO NA ZONA RURAL


Nos dias 30 e 31 de julho será discutido o ensino voltado às crianças de zero a seis anos que moram no campo.


O seminário vai acontecer, em Brasília, no Ministério da Educação e discutirá as características e necessidades dessas crianças.


O objetivo do evento é elaborar uma proposta de educação infantil que atenda às demandas de aprendizado em zonas rurais.


O seminário reunirá estudiosos e pesquisadores do tema, representantes de universidades, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), entre outros.


O encontro é iniciativa do grupo de trabalho Educação Infantil no Campo, formado por técnicos dos Ministérios da Educação e do Desenvolvimento Agrário.




Fonte; Agência Andi
Foto:Arquivo Projeto Rádio Pela Educação

ESTABELECIMENTOS DE DIVERSÃO QUE RECEBEREM ADOLESCENTES SERÃO PUNIDOS

Bares, boates e casas de show de Belém (PA) serão vistoriados a partir do mês que vem pela 1ª Vara da Infância e Juventude do município, em parceria com a Polícia Militar e Guarda Municipal.

O foco da operação são os donos destes estabelecimentos que, de acordo com a nova portaria n° 008/2008 devem fazer o controle do acesso dos adolescentes.


Segundo o artigo 1º da portaria, não é permitida a entrada e a permanência de crianças (pessoa até doze anos incompletos) ou adolescentes (aquelas entre doze e dezoito anos de idade) em raves, bares, boates e congêneres, ainda que acompanhados de pais ou responsáveis legais.

Para os infratores a multa é de 3 a 20 salários mínimos e, dependendo do agravante, o estabelecimento pode ser fechado por até 15 dias.




Fonte: Agência Andi
Foto:Arquivo Projeto Rádio Pela Educação

01/07/2008

122 DOS 143 MUNICÍPIOS PARAENSES NÃO POSSUEM CONSELHO DO FUNDEB


No Pará, aproximadamente R$ 970 milhões do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Fundeb) foram gastos sem que a população saiba como.


Pais, professores e alunos poderiam acompanhar a aplicação, mas 122 dos 143 municípios paraenses não criaram os conselhos municipais de controle. Somente este ano, o Ministério Público Federal (MPF) recebeu 47 denúncias de desvios.


Entre as tarefas do conselho está a verificação da aplicação das verbas e o acompanhamento da atualização do censo escolar, medida que impede os administradores de aumentarem o número de alunos para receberem mais recursos, uma vez que o repasse é calculado com base no total de matrículas.
Fonte: Agência Andi
Foto: Arquivo Projeto Rádio Pela Educação

ESCOLA É INAGURADA NO BAIRRO SÃO FRANCISCO

Semana passada foi inaugurada as novas instalações da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental São Francisco, no bairro São Francisco.
Na oportunidade, também foi entregue a quadra poliesportiva da escola para as atividades dos alunos.
A Escola São Francisco agora conta com a seguinte estrutura: um pavilhão com dois pisos, no qual ficam dez salas de aula; o pavilhão administrativo com a sala dos professores, sala de aconselhamento pedagógico, diretoria, secretaria e biblioteca informatizada; num terceiro pavilhão fica cozinha, refeitório e banheiros.

Na escola, estudam 906 alunos, da Educação Infantil à 8a série.


Fonte e Fotos: Site da Prefeitura Municipal de Santarém