18/12/2009

PROGRAMA VAI CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO DO SETOR DE RADIODIFUSÃO BRASILEIRO



        
         O Ministério da Cultura divulgou, no dia 16, a criação do Programa de Estímulo ao Rádio Brasileiro, denominado Programa Rádio Brasil. O Programa que é de responsabilidade do próprio Ministério foi instituído pela Portaria nº 126, Seção 1, página 44 e publicada no Diário Oficial da União, neste mesmo dia.



        A iniciativa, tem como objetivo contribuir para o progresso das emissoras públicas, educativas, culturais, comunitárias, universitárias e legislativas de radiodifusão sonora e de rádio em plataformas digitais.


        As ações serão realizadas com parceria das Secretarias do Audiovisual (SAv/MinC), de Articulação Institucional (SAI/MinC) e de Políticas Culturais (SPC/MinC).



FOTO: Arquivo do Projeto
FONTE: Agência Brasil

16/12/2009

DANÇA DO CARIMBÓ É PATRIMÔNIO CULTURAL E ARTÍSTICO DO PARÁ



Desde o último dia 03 de dezembro a Dança do Carimbó se tornou patrimônio cultural e artístico do Pará, através da Lei 7.345 sancionada pela governadora do Estado Ana Júlia Carepa.


O objetivo da lei é preservar, conservar e proteger as formas de expressão, objetos, documentos, fantasias e músicas desta dança.

A lei também faculta apoio técnico, financeiro e cultural do Estado, por meio de seus órgãos afins, para firmar parcerias com entidades civis de direito privado, sem fins lucrativos, com celebração de convênios, contratos ou outro instrumento legal. Desta forma, o carimbó fica incluído nos calendários histórico, cultural, artístico e turístico do Pará.

Cabe ao Estado, por intermédio dos órgãos gestores da política estadual de cultura, registrar, manter e garantir os patrimônios documentais, fonográficos e audiovisuais das entidades civis de direito privado organizadas na representação da "Dança do Carimbó".

Sensualidade - Dança de ritmo contagiante, de passos sensuais, o carimbó identifica o Pará em qualquer lugar do planeta. Predominante na região nordeste, notadamente no município de Marapanim - que sedia um festival de carimbó -, e no Arquipélago do Marajó, a música e a dança revelam os traços da colonização na Amazônia, dominada por brancos, negros e índios. Homens e mulheres dançam juntos e separados, numa cadência envolvente.

O nome se origina de dois vocábulos da língua Tupi: "curi", que significa pau oco, e "mbó", que quer dizer furado, resultando na palavra korimbó, que com o tempo deu origem a curimbó, a qual denomina o tambor característico do ritmo, e carimbó, que remete à dança e à música.

Tocados com as mãos, os tambores são acompanhados por reco-reco, viola, ganzá, banjo e maracás. O carimbó é tão representativo da cultura paraense que o Estado é o berço de Mestre Verequete, considerado o rei do carimbó, falecido em 3 de novembro deste ano aos 93 anos, que deixou um dos maiores legados musicais do Pará.




15/12/2009

PROJETO INCENTIVA CRIAÇÃO DE RÁDIOS ESCOLARES




O projeto Rádio pela Educação, realizado pela Diocese de Santarém (PA) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, incentiva a implantação de rádios internas nas escolas da rede. A ação começou ano passado e já está em 9 unidades de ensino, ajudando a estimular o protagonismo juvenil e a mobilização da comunidade escolar.


Os equipamentos para montagem do sistema de som são enviados pelo projeto, que conta com o apoio do Projeto Criança Esperança da TV Globo. Por falta de recursos, em outras escolas, o aparelho é obtido por meio de parcerias entre Conselho Escolar e outros agentes locais. Essa doação estimula os alunos a elaborarem conteúdos a partir da realidade local. O projeto oferece ainda orientação para professores e estudantes.

A criação de rádio na escola é um resultado não previsto pelos idealizados da iniciativa. “O Rádio pela Educação começou como uma metodologia de educação a distância. O rádio era um recurso pedagógico, hoje é também ferramenta de mobilização ”, explica o coordenador de produção do Guia Pedagógico, Francisco César Souza Rego.

Há dez anos o projeto produz o programa Para ouvir e aprender. Com duração de 30 minutos, é veiculado três vezes por semana pela Rádio Rural. A programação, com temas voltados à área da linguagem das séries iniciais, é transmitida nas salas de aula de escolas públicas. Também é trabalhada pelos professores que recebem um guia pedagógico com orientações. O projeto atinge 6 mil crianças diretamente e 124 mil pessoas da comunidade indiretamente.

Em 2005, foi criada a Rede de Repórteres Educativos para que as crianças também participassem da programação. Hoje há um núcleo com 13 repórteres mirins. Outros 12 alunos fazem gravações de programas, lendo cartas ou contando histórias. Muitos desses estudantes são os coordenadores das rádios em suas escolas, replicando o aprendizado adquirido no Ouvir e Aprender aos colegas.

Dia-a-dia da Rádio Escolar

A Rádio Interativa BQ, da Escola Boaventura Queiroz, localizada na zona rural Planalto de Santarém, é coordenada pela estudante da 8° série, Kleiany Veras Tavares, 14 anos. A experiência como repórter educativa no programa Ouvir e Aprender ajudou a adolescente a implementar o veículo na escola.

Kleiany organiza o trabalho de uma equipe de 10 alunos. Eles dividem as tarefas para colocar no ar uma programação de 15 minutos, veiculada diariamente na hora do intervalo. Há espaço para informativos, entretenimento e cobertura de eventos na comunidade. Uma das últimas coberturas foi a 1° Mostra de Educação Ambiental.

Todas as etapas da rádio escolar são realizadas pelos estudantes, desde a produção até a operação da mesa de som. Para Andrei Correa, 13 anos, estudante da 7° série da Escola Municipal Ubaldo Correa, essa é a grande diferença entre participar do Ouvir e Aprender e da rádio escolar. “No programa, já vem tudo escrito. Na escola, somos responsáveis pelo roteiro, pela entrevista”.

No Rádio pela Educação, Andrei atua como locutor. Na escola, se reveza com os outros 14 alunos nas tarefas da rádio. Cada dia uma dupla faz a apresentação do programa. “Eu aprendi a interagir com alunos e professores. Passei a me comunicar mais com as pessoas”, afirma.

Já Kleiany observa também mudanças no comportamento dos outros alunos. “Através do rádio, eles perceberam que têm voz para reivindicar as coisas que não estavam certo na escola”. Como exemplo, comentou a conquista dos ventiladores nas salas após os alunos escreverem para a rádio.

De acordo com o coordenador pedagógico do Rádio pela Educação, a iniciativa tem contribuído não só para comunicação na escola, como também para a formação dos adolescentes. “Despertamos o protagonismo juvenil”, afirma.




Talita Mochiute


CARTILHA "INFÂNCIA E COMUNICAÇÃO APRESENTA ANÁLISE SOBRE RELAÇÃO ENTRE MÍDIA E CRIANÇAS BRASILEIRAS"








A obra que é uma ação da Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi) será lançada, durante a 1ª Conferência Nacional de Comunicação, que começou ontem dia (14) e segue até quinta-feira (17), em Brasília.


O trabalho foi elaborado a partir da constatação da necessidade de desenvolvimento de um sistema de mídia que promova e proteja os direitos de meninos e meninas.

Através do apoio da Fundação Itaú e do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) foram formulados dez pontos fundamentais que podem contribuir para o fomento da reflexão sobre a possibilidade dos veículos de comunicação junto ao público infanto-juvenil.


Na ocasião da Conferência, a Cartilha será distribuída entre as principais instituições que atuam nas áreas de comunicação e promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente.


Fonte: www.adital.org.br

10/12/2009

VIGÉSIMA SEXTA CORRIDA DO CÍRIO É REALIZADA COM SUCESSO



A competição promovida pela Rádio Rural de Santarém marcou o último dia da festa de Nossa Senhora da Conceição. Este ano a corrida contou com cerca de 200 atletas.


O percurso foi aumentado de 10 para 12 quilômetros. As Faculdades Integradas do Tapajós foi o ponto de largada da disputa que se estendeu até a Praça da Matriz.

Como resultado do desafio foram premiados nos primeiros lugares: Paulo Cardoso e Maximiliano Silva, na categoria Deficiência Visual. Já na categoria Necessidades Especiais foram campões: Joel Castro e Irailson Gomes.


Para a o atleta mais idoso, quem representou os homens foi José Lopes, conhecido como Maringá, de 83 anos de idade. E na classificação feminina, Sebastiana Silva, de 63 anos.



Na categoria Feminino Infantil , os primeiros lugares ficaram com Dielly, Alice e Edenice.


Na categoria Masculino Infantil os meninos ganhadores foram: Jonathas, Yuri e Roger.




As corredoras do nível master, Suely Nascimento e Sandra Moreira, consagram-se campeãs. Na faixa masculina, o prêmio foi para Jose Cavalcante e Rosinaldo Souza.

No individual feminino: o 3º lugar foi para Adriana Farias, o 2º para Franciane Santos e o 1º ficou com Risonete Moura.


                             

Para o individual masculino a classificação do 3° lugar ficou com Edson Cunha, como 2º colocado, Jean Mendes, e em primeiro lugar, José Almeida de Macapá.


A Escola Pedro Alvarez Cabral que inscreveu 44 alunos, e a equipe Tiradentes também foram premiadas pela participação.

Os esportistas mais novos foram: Marcos Freitas e Kleber Lobato, de 8 anos cada. Para Minael Andrade, um dos coordenadores da corrida, a avaliação que se faz é positiva.

Todos e todas dez primeiras colocações  da  categoria principal  foram premiadas e premiados com medalhas.


Fotos: Arquivo Rádio Rural de Santarém

PROGRAMA BOLSA ATLETA ABRE INSCRIÇÕES PARA 2010



Lançado o Edital que abre inscrições do processo seletivo para concessão de 20 vagas do Programa Bolsa Atleta para o ano de 2010. As inscrições iniciaram no dia 4 deste mês e prosseguem até o dia 23.


São consideradas duas categorias, A e B. Na primeira são ofertadas quatorze bolsas para atletas com idade entre 13 a 25 anos de idade, já na categoria B serão distribuídas seis bolsas para os atletas entre 17 a 45 anos.

A classificação A representa os esportistas que participam de competições nacionais e internacionais. A categoria B é para quem concorre em competições a nível regional e estadual.

As inscrições poderão ser feitas no prédio da SEMED, situado à avenida Borges Leal com a avenida Barão do Rio Branco.

O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 8 de fevereiro do próximo ano.




Foto: Site Ministério do Esporte

JOVENS DISCUTEM FUTURO DO PLANETA EM COPENHAGUE.



A participação dos adolescentes foi no Fórum Crianças e Clima realizado de 28 de novembro a 4 de dezembro, em Copenhague capital da Dinamarca.


No encontro 160 adolescentes, com idades entre 14 a 17 anos, de 44 países participaram das discussões sobre as questões voltadas para as mudanças climáticas.

O Brasil foi representado por Ândria Farias, 15 anos, da comunidade de Prainha, na Floresta Nacional do Tapajós - Município Belterra, e Matheus Silva, 14 anos, de Rio Branco, no Acre.

Durante o Fórum, os adolescentes delegados participaram de discussões sobre o impacto da mudança climática nas crianças e como meninos e meninas podem tomar parte nos esforços globais para impedir as alterações climáticas.

O objetivo do Fórum Crianças e Clima é dar, aos adolescentes, voz no debate sobre a mudança climática global e uma chance de influenciar o importante acordo que será fechado na Décima Quinta Conferência das Partes.

A décima quinta Conferência das Partes já começou no dia 07 de dezembro e vai até dia 18, também, em Copenhague capital da Dinamarca.



Foto: Site Gera Midia
Fonte: Agência Andi