24/05/2010

Amanhã é dia do produtor rural

Amanhã, dia 25, é lembrada uma data muito especial, o dia do produtor rural. Para conhecermos sobre o trabalho de um produtor rural, o Para Ouvir e Aprender foi até o Mercadão 2 Mil, maior espaço público onde ocorre o comércio de alimentos de Santarém.
Ao chegar no local, encontramos os produtores e produtoras rurais em suas barraquinhas. Trabalhadores que acordaram antes mesmo do sol surgir. São pessoas simples e dedicadas como o produtor de jerimum, Manuel Silva, da comunidade de São Pedro, na região de planalto. Seu Manuel nos conta que o trabalho na produção de jerimum se dá por todo o ano, uma cultura que exige muito esforço e dedicação. “Essa safra começamos em novembro de 2009, e quando chegou fevereiro de 2010, fizemos a colheita", conta o produtor.

                                         
          Manuel Silva (camisa rosa), produtor rural

"São muitas as tarefas que temos para fazer no cultivo do jerimum como sempre estar atentos ao ataque de lagartas”, lamenta o produtor rural. Não só a lagarta como o sol, a chuva, e a longa distância da zona rural para o centro da cidade, onde geralmente são vendidos os produtos do campo, além do comprador, são obstáculos que o homem do campo enfrenta. Em média, o quilo do jerimum custa 30 centavos, um preço muito baixo para todo o trabalho como ainda nos explicou o produtor rural.

Venda do jerirum no galpão do Mercadão 2 Mil

Na feira, também conversamos com o produtor rural, Will Pantoja, da comunidade de Lavras, região do planalto. Ele e sua família realizam o cultivo do mamão há quase 18 anos. Will também nos relata que a produção do mamão é bem trabalhosa. “Quando é inverno começamos o plantio dos frutos, e quando chega o verão ocorre a colheita", explica o produtor rural.

Will Pantoja, produtor rural
  
Na plantação de mamão do produtor Will Pantoja existem cerca de mil pés. É mamão para não acabar mais. Com o fruto podemos fazer vitaminas, doces, e até torta. Tanta coisa boa que faz muito bem à saúde.
É isso aí criançada, e para quem não gosta de mamão não sabe o que está perdendo, assim também é o jerimum, os dois alimentos são ricos em fibras. São cultivados no campo e super importantes à saúde do nosso organismo. Importante também é o trabalho do homem do campo. Viva  o trabalhador do campo! Parabéns pela garra, e nunca desistam de lutar por condições cada vez melhores de trabalho.
Ouça o Para Ouvir e Aprender pela Rádio Rural de Santarém. Vai ao ar de 7:30h às 8h, e das 14:05h às 14:35h, nos seguintes dias: 2ª-feira, 4ª-feira e 6ª-feira.
Fonte: PRPE

18/05/2010

Curso de culinária na Pastoral do Menor

Desde o mês de abril, ocorre na Pastoral do Menor, o curso de culinária para as mães de crianças e adolescentes que participam da entidade. As atividades ocorrem até o final desse semestre, período para as alunas aperfeiçoarem as habilidades culinárias.

Antônia Padilha (à direta), coordenadora do curso, 
com mães da Pastoral

Dentre as práticas, as participantes vão poder fazer receitas a base de massas, além de docinhos e salgados. A coordenadora do curso, Antônia Padilha, explica que essa é uma oportunidade para as mulheres conquistarem seu próprio negócio. 

A princípio, a Pastoral está atendendo duas turmas e as despesas para dar prosseguimento ao curso são elevadas. Por isso, o empresário que estiver interessado em cooperar com a iniciativa, é só ligar para o número: 3529 1497.
Ouça o Para Ouvir e Aprender pela Rádio Rural de Santarém. Vai ao ar de 7:30h às 8h, e das 14:05h às 14:35h, nos seguintes dias: 2ª-feira, 4ª-feira e 6ª-feira.
Fonte: PRPE 

12/05/2010

José Veríssimo será homenageado no Salão do Livro

O III salão do Livro do Oeste do Pará homenageará o escritor José Veríssimo. A programação vai ocorrer entre os dias 31 de maio à 6 junho desse ano no Parque Municipal.
José Veríssimo Dias de Matos foi jornalista, professor, educador, crítico e historiador literário. Nasceu em Óbidos, em 8 de abril de 1857, e faleceu no Rio de Janeiro, em 2 de fevereiro de 1916.
Entre suas obras são destaques vários estudos sociológicos, históricos e econômicos sobre a Amazônia, além de suas séries de história e crítica literárias. O estudioso também foi um dos principais fundadores da Academia Brasileira de Letras.

Jarle Aguiar, secretária de cultura de Santarém

De acordo com a secretaria de cultura de Santarém, Jarle Aguir, os preparativos para o III Salão do Livro estão sendo intensificados. A representante ainda revelou que os visitantes vão contar com o “Cyber Chibé”, espaço para acesso à internet.
No salão do livro ainda devem ocorrer oficinas, atividades esportivas, exposições, sessões de cinema, encontros literários e lançamento de livros. 
Hoje, a partir das 8 horas, ocorre nova reunião para definições do evento no prédio da Secretaria de Cultura de Santarém.
Ouça o Para Ouvir e Aprender pela Rádio Rural de Santarém. Vai ao ar de 7:30h às 8h, e das 14:05h às 14:35h, nos seguintes dias: 2ª-feira, 4ª-feira e 6ª-feira.
Fonte: PRPE 

10/05/2010

Dia do campo no Para Ouvir Aprender

Hoje é comemorado o dia do campo, 10 de maio. Em nossa região temos muitas áreas de campo que geralmente estão na zona rural, espaço situado nos limites urbanos das cidades. É no campo que temos as plantações, criações de animais e o homem, além de ser um local para muitas aventuras. Sobre tudo isso, o Para Ouvir e Aprender conversou com a turma da Escola Ercila Nobre, localizada no bairro Conquista.



Em sala de aula, os meninos e meninas estavam no momento do lanche, e toda a comida que estavam se alimentando veio do campo. A estudante Janaina de Oliveira, de 9 anos de idade, relata sobre o dia em que foi apanhar laranjas no sítio de sua avó: “Quando fui lá, tinha muito mato, e vi um macaco. A gente foi de ônibus e ao chegar no sítio de minha avó, apanhamos muita laranja.”
O estudante Edimarlisson Pontes também já esteve num sítio, ele conta como foi essa super descoberta: “É muito bonito lá, tem muitas árvores. No lugar onde fui tinham muitas casas em cima d’agua, quando uma pessoa quer ir para outro lugar eles vão de canoa, ou de barco.”
Existem alguns campos em nossa região que a água toma conta quando está no período da cheia dos rios, essa área é conhecida como igapó, e tudo fica tão bonito com água ou sem água, alias, a água também traz muita fartura. 
Outra estudante que fez uma viagem ao campo e tem uma história bem interessante pra nos contar, é a Ane Caroline Sousa: “Quando fomos para a colônia, viajamos de caminhão, e quando chegamos lá, tomamos banho de igarapé.”
Na colônia, a Ane Caroline Sousa pode ficar bem perto até de uma cobra: “Também vimos uma jibóia que estava enrolada numa árvore, a cor dela era amarela e preta.”
É turma, são muitas aventuras que podemos ter no campo, e além da diversão que as áreas rurais nos dão, podemos conhecer de perto outras coisas bem interessantes que vemos nos livros. 
Para quem tiver a oportunidade de visitar um sítio, ou uma colônia, o melhor é aproveitar sobre todas as coisas que a mãe natureza nos dá.
E, de repente, quem sabe vai encontrar inspiração até pra escrever um bonito poema. É importante tentar fazer essa experiência e soltar o talento escondido dentro de você.
Ouça o Para Ouvir e Aprender pela Rádio Rural de Santarém. Vai ao ar de 7:30h às 8h, e das 14:05h às 14:35h, nos seguintes dias: 2ª-feira, 4ª-feira e 6ª-feira.
Fonte: PRPE 
Foto: Open4group

06/05/2010

Dia das comunicações no Para Ouvir e Aprender!

Oi, oi turma! Esta semana comemoramos o dias comunicações, dia 5 de maio, e falando em comunicação, sabemos que nos dia de hoje temos muitos meios eletrônicos que podemos nos informar. Dentre eles, temos aqueles que são utilizados por meio da internet como os blogs, os e-mail’s, e as redes sociais, um dos exemplos mais conhecido é o Orkut.
Por meio da internet, podemos ter muitas informações, basta um clik e conhecemos muita coisa. O estudante Aldevino Cardoso, que está na 4ª série na Escola Maria Amália, diz que usa a internet principalmente para fazer pesquisas escolares.  

Aldevino Cardoso, estudante

Na internet encontramos um mundo de coisas novas. Mas não são apenas as pesquisas que podemos fazer. Existem alguns meios em que podemos colocar nossas idéias em forma de texto, esse recurso é chamado de blog; assim, quem tem um blog é conhecido como blogueiro.
Em nossa cidade, um dos blogueiros mais conhecidos é do professor Jeso Carneiro, o www.jesocarneiro.com.br.  “No início, os blogs foram usados como diários virtuais onde as pessoas contavam sobre suas experiências. Hoje, existem blogs com diferentes objetivos como, por exemplo, os jornalísticos”, relata o professor.

Jeso Carneiro, professor "blogueiro"

O significado da palavra “Blog” vem da língua inglesa. Blog é a forma contraída da expressão “Weblog”. Web, traduzindo para a língua portuguesa, significa teia, e Log: diário. Ou seja, podemos dizer que weblog é um diário na teia, porém essa teia não é aquela fabricada pelas aranhas, mas a ligação que todos os computadores formam por maio da internet, uma espécie de rede (teia) virtual.
O primeiro blog surgiu por volta de 1999. Hoje há milhões de blogs que pertencem a pessoas em todo o mundo. São diários virtuais jornalísticos, existem os que falam sobre saúde, existem até os de educação. Um dos exemplos é o da Escola Mária Mália como nos conta a professora de informática educativa, Elenice Moraes. “Nosso blog fala sobre as atividades da escola, postamos fotos, e temos os comentários onde todos podem manter contato com a escola”, destaca a professora. O endereço eletrônico da Escola Maria Amália é www.amaliaqueiroz.wordpress.com.

Elenice Moraes, professora

Outra meio de comunicação que podemos entrar em contato com pessoas que estão em outros lugares, é o e-mail. Com o e-mail, podemos enviar e receber notícias de outras pessoas. 
Interessante, não é mesmo pessoal? Toda turma pode fazer seu e-mail ou blog de forma gratuita, assim, nunca vamos perder o contato com as pessoas que mais gostamos. Caso você ainda não tenha um e-mail ou blog é só pedir ajuda ao colega que já saiba criar esses meios de comunicação; aí você vai ver que é bem fácil e interessante usar essa nova ferramenta.
Ouça o Para Ouvir e Aprender pela Rádio Rural de Santarém. Vai ao ar de 7:30h às 8h, e das 14:05h às 14:35h, nos seguintes dias: 2ª-feira, 4ª-feira e 6ª-feira.
Fonte: PRPE