30/09/2010

Mutirão anti-drogas nas Escolas

Oi, turma!


No Para Ouvir e Aprender de amanhã, 1, que volta ao horário normal (7:30h às 8h e das 14:05h às 14:35h), dentre muitas novidades teremos uma entrevista com o Ércio Santos, da Pastoral da Comunicação da Diocese de Santarém. O entrevistado vai nos esclarecer sobre o "Mutirão de Prevenção Contra Drogas nas Escolas".


O Mutirão é uma das atividades concretas da Campanha da Fraternidade de 2009 que abordou a segurança pública.  Tem, entre outros objetivos: Promover aos jovens e adolescentes a formação acerca dos valores humanos, e, refletir criticamente os prejuízos da droga na vida humana e os caminhos para se dizer NÃO a essa prática de morte.


Até lá, pessoal!


Fonte: Para Ouvir e Aprender.


Imagem: Sumário e Apontamentos.





Ouça o Para Ouvir e Aprender pela Rádio Rural de Santarém. Vai ao ar de 7:30h às 8h, e das 14:05h às 14:35h, nos seguintes dias: 2ª-feira, 4ª-feira e 6ª-feira.



22/09/2010

Dia da Defesa da Fauna

Fauna é o termo coletivo para a vida animal de uma determinada região ou período de

[caption id="attachment_3536" align="alignright" width="218" caption="Foto: Ambiente Brasil"][/caption]

tempo. O termo correspondente para plantas é flora. O Brasil possui uma das maiores biodiversidades em fauna e flora do planeta. Nos últimos anos, devido aos grandes impactos ambientais e a desenfreada ocupação humana, vêm ocorrendo uma grande degradação de hábitats naturais e o desaparecimento de espécies e formas genéticas. Um dos mais atingidos é a fauna, e com isto, a cada dia que passa o número de espécies ameaçadas aumenta.

A fauna apresenta números relevantes em relação a biodiversidade no mundo. Entre os vertebrados, o Brasil abriga cerca de 517 espécies de anfíbios (das quais 294 são endêmicas), 468 de répteis (172 endêmicos), 524 de mamíferos (com 131 endêmicas), 1.622 de aves (191 endêmicas), cerca de 3 mil peixes de água doce e uma fantástica diversidade de artrópodos: só de insetos, são cerca de 15 milhões de espécies. (Ministério do Meio Ambiente, Relatório nacional sobre a biodiversidade, 1998).

21/09/2010

Não esqueça amanhã tem Para Ouvir e Aprender:

[caption id="attachment_3532" align="alignright" width="300" caption="Gravação do Para Ouvir e Aprender"][/caption]

Acompanhe uma reportagem feita pelo Júlio Guimarães sobre o sonho de uma criançadabem especial.

Teremos também correio do aluno com a sua cartinha.

Você não pode perder a participação especial do repórter educativo Reynan Silva.

E conheça o terceiro ato do espetáculo teatral os saltimbancos.

Ouça na Rádio Rural. Sintonize ao acesse www.radioruraldesantarem.com.br

Manhã:
7:51 às 8:09 hrs

Tarde:
14:05 às 14: 23

Hoje é o dia da árvore.

Muito mais que um dia de comemoração, um dia de reflexão. A árvore tem grande importância para a vida em nosso planeta. Além da sombra e do fruto ela também produz oxigênio e participa do ciclo hidrológico, mantendo o ar úmido.

Por isso pense: Você está fazendo sua parte para manter o planeta mais verde? Podemos fazer isso plantando mudas, ou cuidando das árvores que existem. Faça sua parte e passe essa mensagem à diante que teremos com certeza um planeta bem melhor.

15/09/2010

17 DE SETEMBRO DIA MUNDIAL DA COMPREENSÃO

Compreender é um ato de respeito ao outro. É respeitando as diferenças que nós podemos desenvolver comportamentos saudáveis para com o próximo. A compreensão é fundamental para mantermos a paz em nossa família, escola e comunidade.

Devemos sempre ouvir e buscar entender o outro, para que nasça a paz e a guerra deixe de existir como canal de estabelecer uma opinião como única e verdadeira. Em respeito ao ser humano e as diversidades que existem em todo o mundo é que se comemora no dia 17 de setembro o Dia Mundial da Compreensão.

Neste dia, devemos refletir sobre o caminho que leva a paz, como Mahatma Gandhi dizia “Não existe um caminho para a paz; a paz é o caminho”. Sendo a paz o caminho, nosso objetivo é nos aperfeiçoar como seres humanos e ter a missão de manter a paz conosco e com os outros, refletindo sempre antes de agir e principalmente exercitar nossa compreensão quando nos deparamos com as diversidades.

Gente esperta compreende e age sempre com sabedoria, isso não significa que todo o mundo vai pensar do mesmo jeito, pois somos diferentes, agimos e reagimos de forma diferente, mas, cada um pode procurar compreender o outro. Devemos sempre ser coerentes ao pensar, defender nossas idéias e colocá-las em prática. Nosso discurso deve ser reconhecido pelas nossas ações.

Imagem extraído do site http://www.imagensporfavor.com

09/09/2010

PROGRAMAÇÃO DO PARA OUVIR E APRENDER

Olá, olá turma!

[caption id="attachment_3497" align="alignright" width="300" caption="Minelli Costa e Rafael Corrêa, integrantes do Núcleo de Leitores do PRPE."][/caption]

A equipe do Projeto Rádio pela Educação está produzindo um programa bem especial para você ouvinte do rádio. Nesta sexta-feira, dia 10 de setembro, teremos:

  • Informações bem interessantes no jornal informativo, com a Keliane Tomé e Francisco Sales;

  • Na Sessão Correio do Aluno, vamos embarcar em uma viagem nas ondas do Rádio pela Educação com Rafael Corrêa e Kleiane Tavares, para visitar as escolas dos alunos que nos escreveram e saber das novidades que ocorreram por lá;

  • Falaremos do Sairé na entrevista com especialista, feita com o locutor da Rádio Rural Sinval Ferreira, apresentador oficial do Sairé 2010;

  • E para finalizar, vamos iniciar o estudo dos textos teatrais, com o texto: “A festa no Céu”, adaptado para teatro de fantoches, baseado em um conto popular. O texto pode ser encontrado no guia pedagógico volume 08, Sessão Pedagógica nº 53, página 99.


Para você acompanhar essa programação, sintonize na AM 710 ou acesse o site da Rádio Rural: www.radioruraldesantarem.com.br, nos horários:

Manhã: 7h51min às 8h09min

Tarde: 14h05min às 14h23min

Vale ressaltar que a programação está sendo reduzida em virtude do horário eleitoral gratuito obrigatório, mas a partir do dia 1º de outubro estaremos de volta com a duração normal, com o programa de meia hora.

FONTE: Projeto Rádio pela Educação

08/09/2010

Hoje é o dia mundial da alfabetização

[caption id="attachment_3480" align="alignright" width="170" caption="imagem UNESCO"][/caption]

É isso mesmo, hoje é um dia para lembrarmos que muito ainda precisa ser feito para acabar com o analfabetismo no mundo. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas, ONU, como forma de mobilizar o maior número de pessoas a favor da causa.  A alfabetização é o processo que desenvolve as habilidades de leitura e de escrita de um sujeito, tornando-o capaz de identificar e decifrar os códigos escritos.

A UNESCO se comprometeu a diminuir os índices de analfabetismo no mundo, pois nos países subdesenvolvidos cerca de 25% de adultos e crianças não sabem ler e escrever, chegando a um total de 900 milhões de pessoas.

07/09/2010

Independência ou morte !!!

[caption id="attachment_3487" align="alignright" width="300" caption="O grito do Ipiranga"][/caption]


Com certeza essa é a primeira frase que vem em nossa mente quando falamos da independência do Brasil. Ela foi dita pelo então príncipe regente de Portugal no Brasil, Pedro de Alcântara, às margens do riacho Ipiranga em São Paulo. A partir de então ele passou a ser chamado Dom Pedro I, e o Brasil se tornou independente de Portugal.


Essa história é bem longa, com várias versões e cheia de contradições. Por isso colocamos aí em baixo uma lista com vários links para você pesquisar e entender melhor sobre o assunto. Vale à pena conferir:


IBGE


HistóriaNET


Wikipédia


Portal São Francisco


Blog do Lanca

02/09/2010

Nossa homenagem ao biólogo


Amanhã, dia 3 de setembro é comemorado no Brasil o dia do Biólogo. Parabéns a todos os biólogos, profissionais que estudam a vida em suas diferentes formas de expressão. Comprometidos com uma área de atuação quase infinita: estuda a origem, estrutura, evolução e funções dos seres vivos, classifica as diferentes espécies animais e vegetais e estabelece sua relação com o meio ambiente, monitora qualidade de nossas águas, recombina DNA para descobrir medicamentos e estuda a ação de enzimas e, acima de tudo contribui bastante lutando pela proteção e preservação de nosso planeta, mostrando a todos a importância da preservação ambiental.

O Biólogo é um profissional capacitado para, além de executar, pensar. A pesquisa básica na área das Ciências Biológicas é, hoje em dia, realizada em grande parte por Biólogos. Isso inclui técnicas aplicadas na medicina, no controle de pragas, e na preservação ambiental. A cor da profissão é azul e a pedra da profissão é a água marinha.

A criança que sonha se tornar um profissional formado em biologia, poderá atuar nos mais diferentes campos, sendo que são pelo menos 50 as áreas de atuação do Biólogo.

Veja algumas das áreas que você pode seguir como biólogo:

Aqüicultura – coordenar criações de animais e organismos aquáticos.

Biologia Celular Marinha – Investigar estrutura e funcionamento das células e estudar a fauna e flora do mar.


Genética – Investigar as leis da hereditariedade e usar a Engenharia Genética para interferir nesse processo.



Botânica – estudar as plantas

Ensino – dar aulas para Ensino Fundamental e Ensino Médio.



Farmacologia – desenvolver medicamentos e analisar os fatores químicos e físicos que afetam animais e vegetais.

Informações disponíveis em: http://jcarloszelao.wordpress.com