19/11/2010

A escola que queremos cuida do meio ambiente

O tema do IV Encontro do Rádio pela Educação destaca, em especial, o sétimo Objetivo de Desenvolvimento do Milênio (ODM) – “garantir a sustentabilidade ambiental” –, a fim de que as escolas compreendam que a realização desse objetivo depende diretamente do processo educativo da sociedade que elas proporcionam.


As entidades e instituições parceiras do evento acumulam experiências educativas em ambientes escolares e não escolares, e vem somar a participação e cooperação de diversos segmentos do município nesta ação, através das oficinas de arte, comunicação e educação.


O IV Encontro também conta com a articulação e parceria do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – COMDCA, e ainda com a iniciativa privada, dando apoio a este trabalho.


Acreditamos que essas alianças sejam exemplo de conquista em prol de um objetivo comum, e que devem ser fortalecidas sempre que se pensar num mundo melhor para as crianças e em crianças melhores para o mundo.


Certamente, com o IV Encontro do Rádio pela Educação, os meninos e meninas participantes do evento, juntamente com seus educadores, estarão mais motivados a se incluírem no rol de pessoas que apostam, e atuam, na luta pela defesa do meio ambiente, assumindo melhores condições de responder positivamente às demandas sócio-ambientais que se apresentam na escola e na comunidade.

12/11/2010

Papo 10

A partir de hoje você vai acompanhar aqui no blog entrevistas com pessoas que fazem

[caption id="attachment_3648" align="alignright" width="320" caption="Mauro Arthur ( esquerda) Rede de repórteres "][/caption]

parte da história dos encontros do Rádio Pela Educação. Essas entrevistas também vão ao ar no Programa Para Ouvir e Aprender na sessão Papo 10.

E o primeiro bate papo é com o super repórter Mauro Arthur, que aos treze anos de idade começou a participar do Rádio Pela Educação falando diretamente da comunidade de Capixauã, no Rio Tapajós. Ele esteve em todos os encontros do Rádio pela Educação e tem muito a compartilhar dessa experiência.

Mauro tem hoje dezoito anos e mora na cidade de Belterra. Para ele os Encontros do Rádio Pela Educação levam dignidade e felicidade à todos os alunos.

Você pode acompanhar também a entrevista gravada





Radio Pela Educação: O que o encontro traz de mais importante pra você?

Mauro Arthur: O encontro traz uma coisa tão importante, que é a escola que queremos. Tem várias oficinas que são grátis. A gente participa e tem conhecimento daquilo que muitas vezes o aluno não conhece ainda. Então ele tem um contato social com aquilo que ele nunca viu, mas vai conhecer dentro do projeto Rádio Pela Educação.

Radio Pela Educação: Das lembranças que você tem do Encontro, qual foi o momento mais marcante na sua história?

Mauro Arthur: Bom o que eu lembro, foi quando entrevistei a primeira autoridade. Eu senti um pouco de medo, mas também não desanimei os meus colegas, eu sempre quis levar em frente, então quando entrevistei as primeiras autoridades foi uma coisa que pra mim veio lá do coração, lembrar assim, poxa! Muitas vezes eu nem pensava isso e chegar aqui. Isso é uma coisa mesmo que Deus traz com nossa fé.

Radio Pela Educação: Você Mauro era muito tímido pra falar. Você acha que a sua trajetória no projeto, especialmente a sua participação nos encontros do Rádio pela Educação, fez com que a sua comunicação melhorasse?

Mauro Arthur: Ah, isso aí não há mais nada o que dizer, por que isso contribui bastante. Quando eu vim com treze anos pela primeira vez aqui no projeto Rádio Pela Educação, eu não conhecia ninguém no projeto, mas a partir desse momento, que eu tive um contato, ajudou bastante no meu desenvolvimento, no meu conhecimento, por que eu conheci pessoas não só daqui, lá de longe, São Paulo, Brasília que vieram participar conosco do encontro. Então isso foi um conhecimento muito grande no meu cotidiano, na minha vida.

Radio Pela Educação: Quanto às expectativas para os encontros que você participou, as respostas, ou o conhecimento que você esperava encontrar, você encontrou?

Mauro Arthur: As respostas assim como elas podem vir, as idéias... Por que lá no encontro é uma coisa de trocar idéias, trocar experiências, então as expectativas é que as idéias chegam, assim como nossos professores estão repassando para a gente, temos também que discutir aquilo que está sendo relacionado dentro do encontro.

Radio Pela Educação: E pra encerrar o nosso papo 10 qual é o recado que você deixa para os nossos ouvintes, especialmente para a Rede de Repórteres.

Mauro Arthur: eu quero dizer que no IV encontro, já estou convidado a participar desse quarto encontro do projeto Rádio Pela Educação. Com certeza vou participar. Fico muito agradecido pelo convite. Deixo uma mensagem para os nossos ouvintes, que eles possam estar cada vez mais sintonizando o nosso projeto Rádio Pela Educação, nossos repórteres também, que o repórter possa ser valorizado nas comunidades ribeirinhas, na nossa cidade. E que possam ter fortalecimento e ter mais ânimo dentro do seu trabalho. Que façam seu trabalho com amor, com alegria e não com obrigação, mas sim com o trabalho de alegrar nossos ouvintes do projeto Rádio Pela Educação e trazer a mensagem de aprender na fase do conhecimento.

11/11/2010

IV Encontro do Rádio Pela Educação

De nove a dez de dezembro será realizado no ginásio do Colégio Dom Amando, em Santarém, o IV Encontro do Projeto Rádio Pela Educação.

Os Encontros já se tornaram um marco na vida de centenas de meninos e meninas do Oeste do Pará. A ideia de se criar um grande encontro no qual criança e adolescente tenha “vez” e “voz” surgiu com a 4ª Cúpula Mundial de Mídia para Crianças e Adolescentes, que aconteceu no ano de 2004, na cidade do Rio de Janeiro.

Naquela ocasião, crianças e adolescentes de todo o mundo discutiam o tema “O Mundo Que Queremos”. A delegação da Amazônia era composta por apenas 04 adolescentes e seus acompanhantes. Ao retornar do evento  a equipe do Projeto Rádio pela Educação (PRPE) decidiu reaplicar a dinâmica daquele evento internacional, discutindo o tema A Escola que Queremos, na Amazônia.

No IV Encontro do Rádio pela Educação, o evento destaca o tema A Escola que Queremos Cuida do Meio Ambiente, como forma de contribuir com a Agenda Criança Amazônia e como ação estratégica para a conquista do Selo UNICEF Município Aprovado. Com isso, a ação também busca a sintonia com o compromisso Mais Amazônia pela Cidadania, assinado pelo Presidente Lula e os governadores da Amazônia Legal, em 2008.

O encontro procura promover a participação de alunos das Redes Municipais envolvidas no PRPE em experiências educacionais que valorizem a expressão das crianças e adolescentes, bem como estimular a participação ativa deste público na construção e desenvolvimento dessas experiências em suas escolas e comunidades, e também proporcionar capacitação a professores na área da educomunicação com vista ao trabalho de educação ambiental nas escolas.

Ao final dos três dias também será escrita a 4ª Carta das Crianças e Adolescentes da Amazônia com propostas de melhoria na educação ambiental promovida nas escolas.

08/11/2010

IV Encontro do Projeto Rádio Pela Educação

A equipe do Projeto está com muito trabalho esses dias. Intensificam os preparativos para

[caption id="attachment_3587" align="alignright" width="300" caption="Foto: I Encontro do Projeto Rádio Pela Educação (2004)"][/caption]

o IV Encontro do Rádio Pela Educação. Já foram definidas as oficinas e as fichas de inscrição distribuídas aos diretores e diretoras. Outras atividades também estão sendo preparadas e organizadas. O IV Encontro do Rádio Pela Educação será realizado de 9 a 11 de dezembro no ginásio do Colégio Dom Amando em Santarém. Vamos postar outras informações sobre o evento aqui no blog fique atento e acompanhe.