30/04/2011

Momento Guia Pedagógico

Guias Pedagógicos anteriores

O novo Guia Pedagógico Volume 9,manual utilizado pelos professores(as) que tem o Para Ouvir e Aprender como suporte pedagógico já está sendo finalizado.E para você ficar por dentro de como está o andamento do material batemos um papo com César Sousa que está à frente da produção do Guia.


 

 

Rádio Pela Educação: Como foi o processo de elaboração do novo Guia?
César: O Guia primeiramente está sendo elaborado com muito entusiasmo, por uma equipe de colaboradores, grupo de trabalho, acadêmicos da Ufopa, colegiado de Letras, voluntários formados como: a turma do Casinha de Leitura, contamos também com participação e apoio de professores e doutores como a da Emília Pimenta que tem um respaldo nacional na área de produção de material, tendo como orientação a lingüística aplicada, que é uma ciência que procura trabalhar a linguagem de uma maneira mais usual.

Rádio Pela Educação: Qual a novidade do Guia Pedagógico, Volume 9?
César: O novo Guia Pedagógico vai ter novos gêneros textuais como paródias, fornecida pela turma do projeto Saúde e Alegria e pela repórter educativa do projeto, Elize Mayara com tema sobre os Direitos da Criança e do Adolescente; biografia de autores locais, texto teatral, causos, piadas, ditos populares e a reinclusão de outros gêneros do volume 8.

Rádio Pela Educação: No novo Guia o suplemento do professor vai está presente?
César: Sim. O suplemento do professor é um anexo, serve como referência para o professor sobre as características dos diversos gêneros e devido ao sucesso do Guia Pedagógico volume 8 utilizaremos a mesma estrutura, organização no Guia volume 9 porque constatamos pelo testemunho dos professores a satisfação com o suplemento.

Rádio Pela Educação: Como você avalia a importância da utilização de ilustrações com cartas e desenhos produzidos por alunos e professores nas páginas do novo Guia?
César: É uma forma de valorizar o nosso público e utilizar o guia como um espaço de reconhecimento da sua produção e da sua comunidade

Rádio Pela Educação: Qual a previsão de lançamento e entrega do novo Guia?
César: A previsão de lançamento e entrega do Guia Pedagógico volume 9 é para a segunda semana de maio.