27/06/2011

Projeto Rádio Pela Educação prepara programa especial em homenagem ao aniversário da Rádio Rural

A equipe técnica do Programa Para Ouvir e Aprender homenageia a Rádio Rural com um programa especial no dia 4 de julho, um dia antes do aniversário da emissora.


 O programa marca o encerramento do primeiro semestre das atividades do Projeto Rádio Pela Educação e destaca os 47 anos do trabalho de evangelização, compromisso e informação que a emissora presta na Amazônia.


 O Para Ouvir e Aprender vai ao ar nas segundas, quartas e sextas-feiras de manhã, a partir das 7h30, e a tarde, às 14h05.


 Você não pode perder!

10/06/2011

Região Norte apresenta grande índice de prostituição infantil nas estradas

 Foi o que revelou uma pesquisa feita essa semana pela Confederação Nacional de Transportes. O levantamento  aponta que há muitas crianças se prostituindo, grande parte dos casos meninas.


De acordo com a pesquisa esse tipo de  exploração aumenta na direção Sul-Norte, superando  os casos do  Norte e  Nordeste. A pesquisa foi aplicada pela Foco, empresa de análise de opinião e mercado de Florianópolis, por encomenda da Confederação Nacional do Transporte.


  Os dados foram informados pelos caminhoneiros que trabalham  nas rodovias brasileiras, eles foram escolhidos para um levantamento sobre o tamanho do problema no país por serem um dos públicos mais relacionados com a situação.


O objetivo do estudo é formular  e planejar metas e projetos para o programa de enfrentamento contra prostituição infanto-juvenil.

Encerra hoje prazo para inscrição do Enem

A turma que pretende concorrer  a vagas na educação superior pública em 2012 têm o prazo até as 23 horas e 59 minutos  de hoje, dia  10 de junho, para efetuar a inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011.


Os alunos da rede pública que estão concluindo o ensino médio estão isento do pagamento de inscrição, já para os não isentos  a taxa é de  35 reais a ser pago no Banco do Brasil até o dia 13 de junho(segunda).


As incrições estão sendo realizadas no site: www.inep.gov.br.  As provas  serão aplicadas em 22 e 23 de outubro.

09/06/2011

Ufopa divulga resultado de Bolsa Permanência

O programa vai beneficiar 316 alunos selecionados para o recebimento de mais de 900 bolsas de auxílio financeiro nas seguintes modalidades: moradia, alimentação, transporte e material didático.


O objetivo é disponibilizar auxílio financeiro para custeio pessoal e parcial cem alimentação, transporte, moradia e material didático-pedagógico durante o período de 12 meses.


A lista com os nomes dos selecionados já está disponível no sítio www.ufopa.edu.br.


 Para receber o auxílio financeiro, os estudantes passaram por um processo de seleção pública, coordenado pela Pró-Reitoria de Planejamento Institucional, por meio da Diretoria de Avaliação e Informações Institucionais.


A habilitação dos alunos já iniciou e prossegue até 17 de junho  no Campus Rondon da Ufopa.

07/06/2011

PROJETO RÁDIO PELA EDUCAÇÃO ENTREGA GUIA PEDAGÓGICO ÀS ESCOLAS

[caption id="attachment_3821" align="alignright" width="215" caption="Capa do Guia Pedagógico vol.9"][/caption]

Os professores que trabalham com o Projeto Rádio pela Educação nas escolas municipais de Santarém podem se dirigir até a Rádio Rural, em horário comercial, na sede do projeto, para buscar o Guia Pedagógico Vol. 09.


O Guia vai ser entregue aquelas escolas que preencheram e devolveram a ficha de cadastro do projeto. O material é utilizado antes, durante e após as aulas, em sintonia com o programa Para Ouvir e Aprender, que vai ao ar as segundas, quartas e sextas-feiras.


O manual já foi premiado nacionalmente como um recurso de formação continuada dos professores e é produzido pela coordenação do Rádio pela Educação, em parceria com acadêmicos e educadores voluntários.


Na sua nona edição, o Guia Pedagógico destaca o tema Meio Ambiente e também o novo acordo ortográfico da língua portuguesa. Entre outras novidades, está o trabalho com novos gêneros textuais e o registro internacional do volume, no ISSN (número internacional normalizado para publicações seriadas). Ele é o identificador aceito internacionalmente para individualizar o título de publicação seriada.


As escolas que ainda não se cadastraram no projeto podem vir fazer a sua inscrição e receber o material. Os diretores ou professores responsáveis devem informar o número de professores e alunos que serão beneficiados com o trabalho. O Guia é direcionado a educadores e educandos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, mas pode ser utilizado nas demais séries.



O Guia Pedagógico do Professor Vol. 09 tem o apoio da Fundação Banco do Brasil, que premiou o projeto Rádio pela Educação no ano de 2009 como Tecnologia Social Vencedora na Categoria Direitos da Criança e Protagonismo Juvenil.


Atualmente, a equipe do projeto soma esforços para reaplicar a metodologia do projeto em outros municípios da região. A capacitação dos professores para o uso do rádio na escola, tendo o Guia Pedagógico como componente do trabalho, é um passo fundamental a ser dado na implementação desta tecnologia.