26/07/2011

Projeto proíbe criança em espetáculo inadequado para a faixa etária

A Câmara analisa o Projeto de Lei 591/11, do deputado Aureo (PRTB-RJ), que proíbe crianças e adolescentes de ingressar em espetáculos públicos classificados como inadequados à sua faixa etária, mesmo quando acompanhados por pais ou responsáveis.


Atualmente, a Portaria 1.100/06, do Ministério da Justiça, permite que crianças e adolescentes entrem em filmes e espetáculos recomendados a uma faixa etária superior desde que acompanhados pelos pais ou terceiros expressamente autorizados. Essa permissão só vale nos casos em que a classificação do espetáculo seja inferior a 18 anos.


A proposta do deputado Aureo altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90), que hoje determina apenas que nenhum espetáculo será apresentado sem o aviso prévio de sua classificação indicativa.


"Se a avaliação de conteúdo estabeleceu a idade para a qual a programação não é recomendada, é incoerente que o próprio Estado publique normas que tornem a classificação etária ineficaz", argumenta o autor do projeto.


Tramitação
A proposta está apensada ao PL 6815/10, que tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.


Fonte : 'Agência Câmara de Notícias'

Adiado resultado da terceira chamada do Prouni

O Ministério da Educação adiou para quinta-feira (28) a divulgação da lista dos candidatos pré-selecionados em terceira chamada no Programa Universidade para Todos (ProUni). A divulgação dos resultados estava prevista para hoje (25).

De acordo com o MEC, o adiamento foi feito a pedido das instituições de ensino superior, que solicitaram maior prazo para o lançamento das bolsas concedidas aos candidatos pré-selecionados na segunda chamada.

Com o nova data para terceira chamada, os aprovados nessa etapa deverão comparecer às instituições de ensino para as quais foram selecionados até 3 de agosto a fim de comprovar os dados fornecidos nas inscrições. A lista dos documentos que precisam ser apresentados está disponível no site do ProUni.

Se ainda houver bolsas disponíveis, será gerada uma lista de espera que poderá ser usada pelas instituições de ensino para preenchê-las. Os interessados em fazer parte da lista deverão manifestar interesse no site do programa, no período de 8 a 10 de agosto.

Para receber uma bolsa do ProUni, o aluno precisa ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou estabelecimento privado com bolsa. Também é necessário ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 e atender aos critérios de renda do programa. O benefício integral pode ser pleiteado por candidatos com renda familiar per capita mensal de até 1,5 salário mínimo. As parciais são destinadas a estudantes com renda familiar per capita de até três salário mínimos.

Para o primeiro semestre de 2011 foram disponibilizadas 92 mil bolsas em instituições privadas de ensino superior.

Fonte: Agência Brasil

 

25/07/2011

Concurso reconhece projetos arte-educação na escola

Com o objetivo de contemplar projetos bem sucedidos de arte-educação o Instituto Arte na Escola, da Fundação Iochpe, realiza o XII Prêmio ‘Arte na Escola Cidadã’. O prêmio é voltado para projetos desenvolvidos na Educação Básica - Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio ou Educação de Jovens e Adultos (EJA) - nos dois últimos anos.


Poderão participar projetos nas linguagens: artes visuais, dança, música ou teatro. As inscrições podem ser realizadas até dia 31 de julho através do site www.artenaescola.org.br/premio, onde também consta o regulamento. A coordenação do Prêmio está com um Fórum de Discussão à disposição dos professores que tiverem dúvidas para inscrever seus projetos. O prêmio para o professor é de R$ 7 mil , a escola  é beneficiada com um computador, câmera fotográfica digital; troféu; certificado de premiação e publicações para biblioteca escolar.


 

Prêmio Professores do Brasil seleciona 40 experiências de educadores

Estão abertas, até 15 de setembro, as inscrições para o Prêmio Professores do Brasil, promovido pelo Ministério da Educação. A quinta edição vai selecionar até 40 experiências concluídas ou em execução, sendo oito por região do país. Os autores dos trabalhos receberão R$ 5 mil em dinheiro, troféus e certificados.


Para concorrer, os educadores devem relatar projetos desenvolvidos ou em desenvolvimento, com resultados comprovados no ano letivo de 2010, que atendam aos objetivos do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), lançado em 2007.


As experiências, conforme o regulamento da quinta edição do prêmio, devem estar relacionadas a uma ou várias das seguintes ações: promover a permanência, o sucesso escolar, a redução da repetência, do abandono e evasão de estudantes da educação básica; aumentar a participação da família na escola, a inserção da escola na comunidade, a inclusão educacional social, racial, digital; trabalhar para a formação ética, artística e cidadã dos alunos.


Podem candidatar-se professores da educação básica em exercício da atividade docente em escolas públicas e de instituições educacionais comunitárias, filantrópicas e confessionais conveniadas aos sistemas públicos de ensino.


A inscrição tem duas etapas. Na primeira, o professor preenche o formulário e envia pela internet; na segunda, posta nos correios (sedex ou AR) o relato da experiência, cópias de documentos pessoais, declaração da escola, entre outros. O relato deve ser enviado para o endereço: Prêmio Professores do Brasil – 5ª edição – Núcleo de Estudos de Ciência Matemática, Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça, Rua Ildefonso Simões Lopes, 2.791 – Bairro Sanga Funda – cep: 96060-290 – Pelotas (RS).

O prêmio oferecerá R$ 200 mil, que serão distribuídos para as 40 melhores experiências (R$ 5 mil por professor) e R$ 80 mil em equipamentos audiovisuais ou multimídia para as escolas que desenvolveram os projetos premiados. Cada escola receberá equipamentos no valor de R$ 2 mil. Além do reconhecimento, os vencedores participarão de um seminário promovido pelo Ministério da Educação na mesma data da entrega do prêmio.

Confira o regulamento, a ficha de inscrição e a premiação na página eletrônica do prêmio.

Fonte: Portal Aprendiz

 

Sai hoje lista de aprovados em 3ª chamada do ProUni

O Ministério da Educação (MEC) divulga hoje (25) a lista dos candidatos pré-selecionados em terceira chamada para receber uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os aprovados devem comparecer às instituições de ensino para as quais foram selecionados até 29 de julho a fim de comprovar os dados fornecidos nas inscrições. A lista dos documentos que precisam ser apresentados está disponível no site do ProUni.


Se ainda houver bolsas disponíveis, será gerada uma lista de espera que poderá ser utilizada pelas instituições de ensino para preenchê-las. Os interessados em fazer parte da lista deverão manifestar seu interesse no site do programa, no período de 6 e 8 de agosto.


Para receber uma bolsa do ProUni, o aluno precisa ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou estabelecimento privado com bolsa. Também é necessário ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 e atender aos critérios de renda do programa. O benefício integral pode ser pleiteado por candidatos com renda familiar per capita mensal de até 1,5 salário mínimo. As parciais são destinadas a estudantes com renda familiar per capita de até três salário mínimos.


Para o primeiro semestre de 2011 foram disponibilizadas 92 mil bolsas em instituições privadas de ensino superior.


Fonte: Agência Brasil

22/07/2011

Proposta prevê placas em estradas sobre exploração sexual de crianças

O governo poderá colocar placas em rodovias federais com informações sobre a exploração sexual de crianças e adolescentes, caso seja aprovado o Projeto de Lei 533/11, da deputada Lauriete (PSC-ES), em tramitação na Câmara.


Pela proposta, postos de combustíveis, restaurantes, boates, hotéis e outros estabelecimentos de beira de estrada também deverão colocar cartazes sobre a legislação relacionada ao crime.


O projeto, que altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA, Lei 8.069/90), prevê ainda a inserção de informações sobre esses crimes e as penas previstas na programação de rádio e televisão e em sites.


Nas rodovias
Segundo a autora da proposta, a exploração sexual de crianças e adolescentes tem crescido vertiginosamente. “Um dos pontos em que essa prática tem sido frequente é ao longo das rodovias federais”, disse.


De acordo com Lauriete, medidas preventivas como campanhas educativas são de grande importância para produzir bons resultados.


Tramitação
O projeto terá análise conclusiva das comissões de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática; de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.


Fonte: Agência Câmara de Notícias

Proposta inclui empreendedorismo no currículo escolar

A Câmara analisa o Projeto de Lei 1673/11, do deputado Ângelo Agnolin (PDT-TO), que inclui o tema empreendedorismo no currículo dos ensinos fundamental e médio. A proposta altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – Lei 9394/96).


Pelo texto, será obrigatória a abordagem do tema em diversas disciplinas. No ensino médio, o assunto também poderá ser tratado em disciplina específica e optativa.


“A escola é um espaço privilegiado para o estímulo a habilidades como criatividade, capacidade de organização e planejamento, responsabilidade, liderança, visão de futuro, interesse por inovação e persistência”, afirma o autor da proposta.


Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.


Fonte: Agência Câmara de Notícias

21/07/2011

Projeto de lei prevê aumento de pena para adolescente infrator

O período máximo de internação do adolescente infrator poderá aumentar de 3 para 5 anos. Está em tramitação na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 346/11, do deputado Hugo Leal (PSC-RJ), que aumenta de três para cinco anos o período máximo de internação de adolescente que tenha cometido crime contra a vida. Além disso, o projeto prevê atividades obrigatórias de formação técnico-profissional para o interno.


A proposta altera alguns artigos do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). Pelo ECA esse prazo é de, no máximo, três anos mesmo para crimes graves.Para Hugo Leal, o prazo atual é insuficiente para punir crimes mais graves, que tenham caráter violento e de ameaça à vida. “É incontestável que o ECA precisa de uma revisão equilibrada e dosada, para a construção de uma sociedade mais justa e mais segura”, argumenta o deputado.


O assunto deve gerar muita polêmica, pois as entidades de defesa da infância são contra esse aumento para a internação. O que precisa ser feito, primeiramente, é a melhoria das medidas sócio-educativas, que na prática não são adotadas como deveriam ser.


Apesar dessa proposta mais punitiva, o deputado Hugo Leal reconhece que a educação é a chave para frear a escalada dos jovens na criminalidade. “É preocupante o número de adolescentes que, empurrados pelos problemas sociais, pela falta de oportunidades de estudo e de trabalho, envolvem-se em crimes de natureza grave, como roubo, homicídio e tráfico de drogas”. Para ele, o fundamental é tornar obrigatória a formação profissional para esses adolescentes.


Tramitação


O projeto será analisado pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. E depois o texto será votado pelo Plenário.


Fonte : Plenarinho - Câmara dos Deputados.

20/07/2011

Férias é tempo de ler!

Eba! As férias são tudo de bom mesmo!!! É tempo de viajar com a família, participar de colônias de férias, e de ficar em casa brincando e descansando.

Se dessa vez você não viajou, não deixe que o tédio e a preguiça tomem conta de seu ânimo.Que tal aproveitar o tempo livre para ler? Se precisar de ideias, a sugestão é começar por autores brasileiros, como Monteiro Lobato, autor do famoso "Sítio do Pica-Pau Amarelo", ou Ziraldo, cuja obra mais conhecida é "O Menino Maluquinho" e ainda Ana Maria Machado e “A Grande Aventura de Maria Fumaça”,


Então, desligue um pouco essa televisão e se esbalde nos livros. Afinal, por meio da leitura você conhece um monte de lugares, vive grandes aventuras e se diverte a valer sem precisar sair de casa! Boa leitura!


Fonte: Portal Plenarinho

19/07/2011

Mais de 23 mil crianças vivem nas ruas do país

Toda criança tem direito a um lar com segurança e conforto. É o que garante o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), mas na prática esse direito ainda está longe de ser estendido a todas as crianças. De acordo com a I Pesquisa Censitária Nacional sobre Crianças e Adolescentes em Situação de Rua, mais de 23 mil crianças ainda vivem nas ruas do Brasil.


A pesquisa foi realizada pela Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH) e pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável (Idest). Em primeiro lugar no ranking ficou o Rio de Janeiro, com 5.091 crianças e adolescentes em situação de rua, e em quinto lugar está o Ceará com mais de 1mil e 500 crianças.


O levantamento foi realizado entre maio e junho de 2010, em 75 cidades brasileiras, abrangendo todas as capitais e cidades com população superior a 300 mil habitantes. A pesquisa foi questionada por alguns órgãos da sociedade civil, pois existem diferenças socio-econômicas que podem não ter sido analisadas.Controversa ou não, a pesquisa chama atenção para a condição em que estas crianças vivem  e a necessidade de investimento em políticas públicas que possam assegurar os direitos das crianças e jovens brasileiros.


Fonte: http://www.plenarinho.gov.br/

Plenarinho lança concurso de redação para crianças

Em comemoração ao aniversário de sete anos, o Plenarinho lançou concurso de redação com o tema: “O Plenarinho na minha vida é”. Podem participar crianças de 7 a 14 anos, divididas em duas categorias: de 7 a 10 anos e de 11 a 14 anos.


As redações devem ter até 20 linhas. Será escolhido um texto de cada categoria. Os autores ganharão um DVD e um livro. Entre os critérios, estão a criatividade e a correção gramatical.


As redações podem ser enviadas até 5 de agosto, véspera do aniversário do Plenarinho, para o email plenarinho@camara.gov.br. É preciso colocar o nome completo, telefone e endereço na mensagem, que deve ter o título "O Plenarinho na minha vida é". O resultado será divulgado no dia 10 de agosto.


Mais informações no portal: www.plenarinho.gov.br


Fonte: Portal ANDI


18/07/2011

Crianças conscientes do SIM ao Tapajós

Comentários das cartinhas das alunas da escola Ecila Nobre do bairro da Conquista.


 “Queremos Santarém sem violência, rua asfaltada, iluminada, que as pessoas tenham consciência de cuidar do meio ambiente, de cuidar onde vivemos. Que nosso governantes possam colocar a mão na consciência e colocar em prática um trabalho honesto e de boa qualidade, e votar para que o Estado do Tapajós aconteça. Para que todos possam ter ruas sem buracos, praças sem brinquedos quebrados, E que os órgãos Públicos  tenham pessoas capacitadas para lidar com todos os tipos de pessoas”. Gisele Viana


 “Queremos Santarém com mais investimento na educação, saúde, infra-estrutura. Temos que expandir mais o turismo, pois nossa cidade tem lugares paradisíacos e precisa ser divulgado com mais freqüência, principalmente se nossa linda Santarém virar Estado do Tapajós. Eu espero que isso transforme completamente nossa cidade e gere muito emprego e renda para nossa futura capital”. Jarliane Pantoja

Prêmio Fundação Banco do Brasil reconhece Tecnologias Sociais

As inscrições para o prêmio seguem até o dia 22 de julho no portal  www.fbb.org.br/tecnologiasocial e pelo e-mail. A ficha de inscrição via correio eletrônico está disponível para ser baixada no www.fbb.org.br/tecnologiasocial . Após o preenchimento, encaminhe a ficha de inscrição, como anexo, para tecnologiasocial@fbb.org.br, indicando no campo “Assunto” do e-mail o nome da tecnologia social inscrita.


 Podem participar instituições sem fins lucrativos, de direito público ou privado. Serão nove prêmios no valor de R$ 80 mil cada - cinco serão para as categorias regionais (um para cada região do País) e um para cada categoria especial: "Direitos da Criança e do Adolescente e Protagonismo Juvenil"; "Gestão de Recursos Hídricos"; "Participação das Mulheres na Gestão de Tecnologias Sociais"; e uma nova categoria: "Tecnologia Social na Construção de Políticas Públicas para a Erradicação da Pobreza". O Prêmio conta com o patrocínio da Petrobrás e o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia, da Unesco e da KPMG Auditores Independentes.


 O Prêmio é concedido a cada dois anos e tem por objetivo identificar, certificar, premiar e difundir Tecnologias Sociais já aplicadas, implementadas em âmbito local, regional ou nacional e que sejam efetivas na solução de questões relativas à alimentação, educação, energia, habitação, meio ambiente, recursos hídricos, renda e saúde.


 Fonte: www.fbb.org.br


14/07/2011

Conflitos armados deixam 28 milhões de crianças sem escola no mundo

[caption id="attachment_3910" align="alignright" width="300" caption="Escola Primária de Mugosi, que recebe a maioria das crianças do campo de regufiados Kahe, na República Democrática do Congo"][/caption]

“A educação desempenha um papel central não só na prevenção de conflitos armados, mas, sobretudo, na reconstrução dos países afetados por eles. É uma importante força de paz que tem sido esquecida e negligenciada pela comunidade internacional.” Esse é o alerta do diretor de educação da Unesco no Brasil, Paolo Fontani, a partir do relatório A crise oculta: conflitos armados e educação, elaborado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e apresentado nessa segunda-feira (4/7), em Genebra, na Suíça.


Ao todo, 42% das crianças que estão fora da escola no mundo vivem em países afetados por conflitos, segundo o documento. Isso equivale a 28 milhões de estudantes afastados da educação por causa da violência. “As dificuldades que eles enfrentam vão desde o impedimento de chegar à escola, passando pela falta de professores, salas de aula, até os traumas psicológicos deixados pela violência”, aponta o diretor da Unesco.


Em abril do ano 2000, representantes de 160 países se reuniram em Dacar, no Senegal no Fórum Mundial de Educação e criaram a iniciativa Educação para Todos que monitora o cumprimento de seis metas em educação até 2015.


O documento, produzido pela equipe do Relatório de Monitoramento Global de Educação Para Todos (EPT), aponta que apenas 2% dos recursos destinados à reconstrução de países afetados pela violência são aplicados em educação. Distante das prioridades no cessar-fogo, o setor ainda sofre com os desvios de dinheiro para gastos militares.


“Seriam necessários apenas seis dias de gastos militares dos países doadores para preencher o déficit de 16 bilhões de dólares no financiamento da iniciativa de Educação para Todos”, afirma o texto. A Unesco sugere a criação de um fundo específico para educação, onde haja contribuição direta dos doadores e onde se consiga elevar os investimentos na área.


O relatório adverte ainda que a falta de medidas rápidas e contínuas na educação, imediatamente após o conflito, pode dificultar a consolidação da paz, especialmente se ainda estiverem vigentes mecanismos de exclusão, intolerância e injustiça.


Segundo Fontani, “os conflitos geram um impacto grande no tecido social, por isso é preciso uma estratégia diferenciada, uma educação que envolva toda a comunidade, que privilegie a formação de professores, forneça materiais adequados e desenvolva
metodologias participativas. Enfim, é necessário construir um processo de paz no interior de cada escola”.


O estupro como arma de guerra


De acordo com o monitoramento, abusos sexuais – reconhecidos como crimes de guerra – integram a lista de violações aos direitos humanos nessas regiões, vitimando principalmente as meninas.


Na República Democrática do Congo, conhecida como a “capital mundial das violações”, 400 mil mulheres são anualmente vítimas de violência sexual, o que equivale a 1.152 incidentes diários. Dessas, um terço é menor de idade, sendo que 13% têm menos de 10 anos.


Ele avalia que o medo e a insegurança também são fatores que impedem milhares de alunos de continuarem os estudos. Exemplos não faltam: no Afeganistão, no início de 2010, mais de 450 escolas estavam fechadas por falta de segurança. Em Mogadiscio, capital da Somália, 60 escolas foram fechadas em 2009 e pelo menos 10 foram ocupadas por forças militares.


No Iraque, os anos de violência ocasionados pela Guerra do Golfo (1990-1991) e agravados pela invasão das tropas aliadas em 2003, foram responsáveis por destruir grande parte da infra-estrutura escolar, além de terem forçado centenas de professores e alunos a abandonarem o país. Em Gaza, nos territórios autônomos palestinos, os ataques militares israelenses em 2008 e 2009 deixaram 350 crianças mortas, 1.815 feridos e 280 escolas danificadas, de acordo com o documento.


Tomados como alvos legítimos das forças militares envolvidas nos conflitos contemporâneos, alunos, escolas e professores acabam sendo vítimas de ataques, seqüestros e prisões, caracterizando a violência como o maior obstáculo a ser superado neste século para o avanço da educação, conclui o relatório.


Fonte: Portal Aprendiz

13/07/2011

ECA completa duas décadas de existência

[caption id="attachment_3902" align="alignleft" width="300" caption="Logo: Portal da Criança"][/caption]

O Estatuto da Criança e Adolescente ( ECA) completa 21 anos de anos existência nesta sexta, 13 de julho. Instituído pela Lei 8.069 em 1990, ele regulamenta os direitos das crianças e dos adolescentes inspirado pelas diretrizes fornecidas pela Constituição Federal de 1988.


Com duas décadas de existência o  ECA possibilitou a criação dos conselhos de direitos e tutelares, delegacias e promotorias especializadas e tantas outras esferas de controle social, promoção e defesa dos direitos de meninos e meninas.

12/07/2011

Cobertura da imprensa sobre a leitura de crianças e adolescentes é tímida

Foi o que revelou uma pesquisa realizada pela ANDI – Comunicação e Direitos, em parceria com o Movimento por um Brasil Literário e o Instituto C&A. A análise constatou que a cobertura dos 40 maiores jornais brasileiros sobre o tema da leitura literária entre crianças e adolescentes ganha importância, mas ainda é pequena.


A pesquisa analisou a cobertura sobre leitura de literatura em 1.489 reportagens, artigos, colunas, editoriais e entrevistas publicados nos mais importantes jornais diários brasileiros entre 2008 e 2009. De um ano para o outro, o número de textos publicados sobre o tema com foco em crianças e adolescentes subiu de 524 para 965.


Apesar do crescimento, os artigos analisados ainda têm um enfoque primordialmente local. As matérias sobre leitura tratam sobretudo de questões de âmbito municipal (56,8% em 2008 e 53% em 2009). No total, 19,7% repercutem ações nas capitais, onde está a maioria dos veículos pesquisados.


Abordagem das matérias


Dos textos analisados, 72,3% restringem-se à descrição de acontecimentos factuais, como eventos ou campanhas. Poucas matérias questionam políticas públicas de incentivo à leitura no país. Apenas 18,2% apresentam causas, 17,2% consequências e 11,3% apontam soluções para os problemas enfrentados na área de leitura literária. A relação entre leitura e indicadores educacionais aparece em 3,4% das publicações. O empoderamento do cidadão por meio da leitura aparece em 2,4% dos textos; a vinculação entre o hábito de ler e indicadores sociais existe em 1% das matérias analisadas; nos indicadores de crescimento econômico, é menor ainda (0,5%).


Banco de Fontes da ANDI conta com especialistas e entidades ligados ao tema


Para garantir a diversidade uma cobertura mais democrática, a ANDI reuniu 75 fontes, entre especialistas e entidades, ligadas diretamente à promoção da leitura literária. O banco de fontes encontra-se acessível no site da ANDI e por é possível procurar as áreas de interesse Promoção da Leitura e Literatura Infantil.


A ferramenta pode ser um importante estímulo para o aprofundamento e diversificação das matérias. Segundo o levantamento da ANDI, na maioria dos textos (59,2%), apenas uma fonte de informação é citada.


Grande parte dos ouvidos em cerca de 30% dos textos analisados são especialistas, autores ou ilustradores. Em 98,4% das matérias não há pontos de vistas plurais.


Fonte: http://www.andi.org.br

11/07/2011

Enem bate recorde de candidatos inscritos

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano tem 5,4 milhões de candidatos habilitados para fazer a prova. O número final de inscritos foi informado pelo ministro da Educação, Fernando Haddad. Mais de 6,2 milhões de estudantes fizeram a inscrição pela internet e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) aguardava a confirmação do Banco do Brasil sobre a quantidade de inscrições cujas taxas foram efetivamente pagas. Em 2010, cerca de 4,6 milhões se inscreveram para fazer a prova. O exame será aplicado nos dias 22 e 23 de outubro em 12 mil locais cadastrados e que estão distribuídos em quase 1,6 mil municípios do País.


Fonte: http://www.andi.org.br

CRIANÇAS INTERPRETAM CANÇÕES DE CHICO BUARQUE

[caption id="attachment_3873" align="alignleft" width="300" caption="Foto: Ronaldo Ferreira"][/caption]

As canções de um dos artistas que marcou época na Música Popular Brasileira, Chico Buarque de Holanda, foram interpretadas no último sábado, 09/07, na Casa da Cultura, por crianças da rede municipal de ensino e artistas locais.


Denominada “Cantando Chico”, e desenvolvida pela prefeitura de Santarém por meio do Projeto Arte na Escola da Gente, da secretaria municipal de Educação e Desporto (SEMED), o espetáculo retratou a mais pura concepção da cultura brasileira, mostrando através das crianças que participam do Projeto, o cotidiano, juntamente com toda luta e simplicidade do povo.


A titular da SEMED, Lucineide Pinheiro, relata que o Projeto Arte na Escola da Gente já atendeu mais de 30.000 alunos com diversas atividades. “Considerando que a prática das artes é uma forma de expressar sentimentos, combinando som, ritmo, corpo, criatividade e movimento, o projeto, desde 2005, visa promover a cultura da paz em suas diversas dimensões, integrando a educação a várias modalidades,  como música, dança, teatro, artes plásticas, favorecendo a educação integral no município”, enfatizou.


Ainda, segundo Lucineide, o espetáculo Cantando Chico foi uma forma de mostrar a importância do trabalho artístico nas escolas.


Durante o show, os alunos Isla da Silva, Edivaldo Matos, Marcos Abraão, Luana Sousa e Évelyn Sabrina, acompanhados dos artistas Sebastião Imbiriba, Patrícia Lima, Nato Aguiar, Everaldo Martins e Cristina Caetano, emocionaram o público com as letras do cantor e compositor Chico Buarque. “Eu fico feliz porque através do Projeto, me aperfeiçoei  e agora posso cantar do jeito que eu sempre sonhei”, afirmou a aluna Évelyn Sabrina.


No momento do espetáculo, a professora Leilza Ferreira cantou e expressou toda a felicidade em assistir o Cantando Chico. “Eu sempre fui fã de Chico Buarque, e quando ouvi as canções eu relembrei a minha infância. O teatro e a música deste show vão ficar guardados na minha mente”, contou a educadora





[caption id="attachment_3874" align="aligncenter" width="300" caption="Foto: Ronaldo Ferreira"][/caption]

[caption id="attachment_3875" align="aligncenter" width="300" caption="Foto: Ronaldo Ferreira"][/caption]

 

[caption id="attachment_3876" align="aligncenter" width="300" caption="Foto: Ronaldo Ferreira"][/caption]

 

 

 

Rádio Rural comemora 47 anos

A Rádio Emissora de Educação Rural de Santarém - Rádio Rural realizou nessa primeira quinzena de julho a programação de aniversário para comemorar os 47 anos de existência.


A festa de abertura do aniversário ocorreu com a tradicional seresta, Baile da Saudade e prosseguiu no dia 5 com um café da manhã e a missa em Ação de Graça na catedral de Nossa Senhora da Conceição.


Funcionários, colaboradores e ouvintes participaram da programação de aniversário da rádio que encerrou ontem, 11, com uma feijoada na quadra da TV- Encontro.


A Rádio Rural de Santarém é uma emissora educativa comprometida com a evangelização e democratização da comunicação radiofônica na Amazônia.