24/02/2012

ONG diz que Pelo menos cinco crianças morrem de fome a cada minuto

[caption id="attachment_4079" align="alignleft" width="300" caption="Mithael e Maria Eduarda participantes do IV Encontro Projeto do Rádio pela Educação -"][/caption]

A organização não governamental (ONG) Salvem as Crianças divulgou esse mês, dia 16, relatório informando que a cada minuto morrem cinco crianças no mundo em decorrência da desnutrição crônica. O documento adverte que cerca de 500 milhões de crianças correm risco de sequelas permanentes no organismo nos próximos 15 anos.


De acordo com a ONG, a morte de 2 milhões de crianças por ano poderia ser prevenida se a desnutrição fosse combatida. O documento informa ainda que embora a fome tenha sido reduzida nas últimas duas décadas, pelo menos seis países são mais afetados – cinco estão na África e o sexto é a Coreia do Norte.


Pelos dados da organização, os países africanos - Congo, Burundi, Comores, Suazilândia e Costa do Marfim - têm os piores dados referentes à fome no mundo desde 1990. Situação oposta ocorre no Kwait, na Turquia, Malásia e no México, que conseguiram avançar e registrar melhorias. (Com Lusa).


Fonte: Agência Brasil, em Brasília
Foto: Arquivo PRPE

16/02/2012

Santarém se prepara para realizar mais uma edição do Premio das Crianças do Mundo

O projeto Rádio pela Educação já recebeu as revistas O Globo do Premio das Crianças do Mundo pelos Direitos da Criança edição 2012.

A  revista o globo é o instrumento que serve de orientação  aos educadores das escolas que vão realizar  o Premio.

O Premio das Crianças do Mundo é uma ação promovida pela  Organização Childrens Word da Suécia e tem  como objetivo  a luta por um mundo mais humano, onde os direitos da criança sejam respeitados por  todos.

Atualmente  o Premio tem a parceria de  57 mil 530 escolas Amigas Mundiais e conta com 27 milhões de alunos  da faixa etária de 10 a 18 anos incompletos, em 102 países do Mundo.

Em Santarém  o Premio das Crianças vem sendo realizado desde 2003 pelo projeto Rádio pela Educação em parceria com  a secretaria municipal  de Educação de Santarém – Semed.

A partir de 2005 a ação se estendeu também as escolas estaduais com o apoio da  Quinta Unidade Regional de Ensino –   5 ª URE.

O ponto alto do  Premio  é a Votação Mundial, momento em que as próprias crianças determinam quem será escolhido para receber o  Prêmio das Crianças do Mundo pelos Direitos da Criança.

Durante a programação de preparativos que antecedem o dia da Votação as crianças junto com os educadores, das escolas parceiras, lêem a revista o Globo, conhecem a história de vida de cada pessoa indicada ao Premio  e ao mesmo tempo conhecem histórias  de crianças que sofreram  abuso e violência em outros países do Mundo.

 Além disso, as crianças aprendem sobre os direitos da criança e sobre a democracia tomando como referencia o processo de realização do Premio que vai desde a abertura até o momento da entrega da premiação que ocorre na Suécia.

Esta  semana a equipe de coordenação do projeto se reúne, na sexta feira, com representantes  da Semed e  da 5ª URE.

A reunião tem o objetivo de traçar o cronograma de programação das atividades a serem desenvolvidas  para realização da Conferencia  das Crianças do Mundo com a Imprensa e Votação Mundial que deverá ocorrer até o dia 15 de maio de 2012.

A entrega do Premio ocorrerá  no dia 23 de maio, em cerimônia   no Castelo de Gripsholm, na cidade de Mariefred,na Suécia.          

Santarém se prepara para realizar mais uma edição do Premio das Crianças do Mundo

Imagem

15/02/2012

Fevereiro é Carnaval... Temporada 2012 Chegando

Turma! Mês de carnaval! Motivos para festejar e também organizar as coisas. Nossa equipe está preparando momentos lindos de muita imaginação nas ondas do Rádio pela Educação. Esperamos que você menino e menina, professor e professora, esteja ligadinho com a turma do Para Ouvir e Aprender!


Dia 11 de Março, vamos retornar com um programa muito especial para você. Vem aí  a nova temporada 2012! Cartas do aluno e do Professor, Sonhos, Reportagens e muita, muita imaginação. Através da educomunicação queremos que você esteja em nossa sintonia.


Até Lá Pessoal !!!!!

14/02/2012

ATENÇÃO PROFESSOR E PROFESSORA!

[caption id="attachment_4061" align="aligncenter" width="300" caption="arquivo da internet "][/caption]

O Projeto Rádio pela educação está realizando o recadastramento das escolas para nova temporada!

Por isso, esperamos por você. Venha renovar o cadastro de sua escola para juntos embarcarmos nas ondas do Rádio Pela Educação. Para ser nosso parceiro é fácil, venha nos visitar, conheça nossa metodologia e cadastre sua escola.

A equipe do Para Ouvir e Aprender está te esperando. Revele o talento da sua turma em nosso programa.


Entre em contato conosco, conheça a nossa história...


3523- 1679 ou Acesse o nosso Blog
http://radiopelaeducacao.wordpress.com/